O Serviço de Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa encaminha providências, e presta orientação social a indivíduos, grupos e à população no que se refere às ações inerentes à saúde dos usuários. O atendimento é realizado por uma Assistente Social, na Secretaria Municipal de Saúde de Segunda a Sexta-feira no horário de 13: 00 as 17:00 horas. Este serviço desenvolve as seguintes atividades:
* TFD (Tratamento Fora do Domicilio): Ajuda de custo para pacientes que precisem realizar tratamentos médicos não tratáveis em seu município de origem esgotados todos os recursos.
* Atendimento de Órtese/Prótese (Encaminhamento para atendimento no CREAB/GRS): O paciente deverá apresentar a prescrição médica e documentação pessoal.
* Atendimento para Reabilitação Física (Óculos): Apresentar receita oftalmológica da rede SUS; documentação pessoal.
* Processo Interno para Aquisição de Dieta Enteral: Apresentar prescrição do profissional em nutrição da rede SUS. O fornecimento da dieta está condicionado ao parecer social e avaliação da Comissão Municipal de Farmacoterapêutica.
* Atendimento de Prótese Auditiva: Apresentar a prescrição do otorrinolaringologista junto com o laudo do fonoaudiólogo bem como todos os documentos pessoais.
* Atendimento de Fornecimento Medicamentoso e Insumos não fornecidos pela Rede Estadual: Fornecimento condicionado ao parecer social e avaliação da Comissão Municipal de Farmacoterapêutica
Prefeitura - Saúde
A Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) é um exame destinado a todos os recém-nascidos e é fundamental para detecção precoce de perda auditiva.
Quando mais cedo for identificada a perda auditiva menor será o impacto na fala e da linguagem. Também, é um mecanismo importante para tranqüilizar os pais sobre as condições de saúde do bebê, caso o resultado demonstre funcionamento adequado da audição.
É aconselhável realizar o exame até o terceiro mês após o nascimento do bebê, pois, é esse o período de melhor aproveitamento para aquisição da linguagem.
O teste da orelhinha é um exame simples, não invasivo, indolor, não requer sedação ou anestesia. É realizado durante o sono natural do bebê, e tem duração curta, cerca de 15 minutos. Vale lembrar que o exame não possui contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê.
O exame é realizado na Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa através da autorização fornecida através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Lagoa Santa.
Destacamos que a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa através de Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Lagoa Santa está à frente na questão de realizar a Triagem Auditiva Neonatal (Teste da orelhinha) nos municípios do estado de Minas Gerais, pois obteve o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização deste atendimento, servindo como referência para toda a Micro-Região.
Para mais informações procure a unidade CUIDAR mais próxima de sua casa.
Vigilância Sanitária é um conjunto de medidas que têm como objetivo elaborar, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário. Estas medidas se aplicam a medicamentos e correspondentes, cosméticos, alimentos, saneantes e equipamentos e serviços de assistência à saúde. As normas da Vigilância Sanitária também se referem a outras substâncias, materiais, serviços ou situações que possam, mesmo potencialmente, representar risco à saúde coletiva da população.
Atividades realizadas
A Vigilância Sanitária é uma atividade multidisciplinar que regulamenta e controla a fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública, enfim, fiscaliza e protege a população das situações de risco extremo a que a saúde individual, coletiva e ambiental são expostas. Instrumentos legais, como notificações e multas, são usados para punir e reprimir práticas que coloquem em risco a saúde dos cidadãos.
Locais sujeitos à fiscalizações?
* Salões de beleza, cabeleireiro e barbearia;
* Academias de ginastica e Centros esportivos;
* Restaurante e Similares;
* Açougues e similares;
* Padarias e similares;
* Distribuidores de água mineral;
* Estabelecimentos de ensino;
* Hotéis, motéis, pensões e similares;
* Bares, lanchonete e sorveteria;
* Lar de longa permanência de Idosos e Creches;
* Supermercados, mercearias e similares.
Descubra a excelência da Rede de Atenção à Saúde em Lagoa Santa e como ela está transformando o bem-estar de toda população. Com uma abordagem abrangente e integrada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), os cidadãos têm à disposição uma estrutura capaz de acolher às suas principais necessidades e encaminhar para atendimentos especializados quando necessário.
A Atenção Primária desempenha um papel fundamental ao oferecer cuidados preventivos focados na educação e na promoção da saúde, viabilizando uma comunidade mais saudável e bem assistida. Já a Atenção Secundária permite o encaminhamento adequado dos pacientes que necessitam de tratamento especializado para casos mais complexos.
Essa sinergia entre os níveis de atenção é a chave para um sistema público de saúde eficiente e acessível, que prioriza o cuidado contínuo e a valorização da qualidade de vida de seus habitantes. Lagoa Santa se torna um exemplo de cidade que investe em saúde! Confira abaixo alguns destaques de serviços públicos de saúde oferecidos no âmbito municipal:
Rede de Atenção à Saúde do SUS 23 Unidades Básicas de Saúde | 4 Policlínicas | 2 Centros de Especialidades Médicas Multiprofissionais (CEMM) | 4 Clínicas Ampliadas | 23 Equipes de Saúde da Família (ESF) | 18 Equipes de Saúde Bucal (ESB) | 3 Equipes Multiprofissionais (eMulti) | 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS IJ, II e A/D) | 1 Centro de Atenção Integrado à Saúde (CAIS) | 9 Farmácias Municipais | 1 Hospital Microrregional | 1 Unidade Gestora do Trabalho e Educação em Saúde (UNIGETES) | 2 Centros de Referência em Reabilitação (CREAB) | 1 Estação de Transporte Sanitário (Chegar Bem) | 1 Central de Atendimento Remoto (CEAR) |
- Unidades Básicas de Saúde (UBS) - A UBS é a porta de entrada para os serviços da Rede de Atenção à Saúde, sendo o primeiro contato do usuário com o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses espaços, cada Equipe de Saúde da Família (ESF) é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que realizam consultas, exames, curativos, vacinação, Pré-Natal, programas de saúde da mulher e do homem, visitas domiciliares e demais ações de promoção e prevenção. Em Lagoa Santa, existem 23 UBS ́s para o cuidado integral e contínuo de toda população.
- Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) - Com uma equipe de profissionais especializados, o CEO proporciona melhora na saúde bucal e na qualidade de vida dos pacientes. O estabelecimento de saúde está preparado para ofertar à população os seguintes serviços: endodontia, cirurgias bucais, periodontia, odontopediatria, raio x dentário e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais.
- Centros de Especialidades Médicas Multiprofissionais (CEMM) - Os CEMMs são responsáveis por oferecer consultas especializadas em diversas áreas, como cardiologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, entre outras. Os encaminhamentos para essas consultas são realizados pelas Equipes de Saúde da Família, quando necessário. Atualmente, Lagoa Santa disponibiliza dois CEMMs para os usuários do SUS (Várzea e Vila Maria).
- Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) - O SAD presta assistência em domicílio, garantindo a continuidade dos cuidados de saúde e o tratamento de doenças. O serviço oferece aos pacientes intervenção específica, abordagem pontual em situações agudas ou crônicas, coleta de alguns exames laboratoriais, acompanhamento de usuários em cuidados paliativos e treinamento do usuário/cuidador/familiar/responsável para cuidados relacionados à limitação funcional.
- Centro de Referência em Reabilitação (CREAB) - Integrado à Rede de Atenção à Saúde, o CREAB oferece acolhimento e assistência em reabilitação de usuários com deficiência temporária (pós-cirúrgico) ou permanente que necessitam de tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e/ou terapia ocupacional. Lagoa Santa conta com serviços públicos de reabilitação no CEMM Várzea e Vila Maria, localizados na Regional Leste e Norte, respectivamente.
- Clínica Ampliada - A Clínica Ampliada tem como premissa o atendimento integrado e especializado por território. A gerência regional é responsável por encaminhar os agendamentos dos pacientes para especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Pediatria e Psiquiatria. Atualmente, Lagoa Santa possui quatro Clínicas Ampliadas nas Regionais Centro, Norte, Sul e Leste.
- Equipes Multiprofissionais (eMulti) - Em Lagoa Santa, os(as) usuários(as) do SUS têm acesso a equipes multiprofissionais que atuam na promoção da saúde, no diagnóstico e no tratamento de doenças comuns, além do acompanhamento de condições crônicas e orientação em saúde. Todos os cidadãos têm acesso à Assistentes Sociais, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Educador Físico.
- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - O CAPS é um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário direcionado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental. Lagoa Santa possui três CAPS (A/D, II e IJ) que atuam com equipes multiprofissionais em diferentes intervenções e estratégias de acolhimento. Psicólogos, Psiquiatras, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Pedagogos e Pediatras são exemplos de especialistas que estão à disposição para atender os usuários do SUS.
- Centro de Atenção Integrado à Saúde (CAIS) - O CAIS é uma rede articulada que integra os serviços de saúde no município direcionados às pessoas com deficiência, sendo especializado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de transtornos de neurodesenvolvimento. Diversas especialidades estão à disposição dos pacientes, tais como terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, enfermagem e assistência social.
- Farmácias Municipais - Os medicamentos disponíveis nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde são destinados ao atendimento das principais necessidades do nível da Atenção Primária à Saúde (APS) para o tratamento de doenças e agravos à saúde. A nova listagem da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) contempla cerca de 400 medicamentos disponíveis gratuitamente nas nove farmácias municipais de Lagoa Santa.
- Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) - A CAF é a unidade da assistência farmacêutica responsável por toda cadeia logística dos medicamentos, garantindo mais segurança e credibilidade nos serviços de saúde prestados no município. A Central realiza compra, recebimento, avaliação, controle, armazenagem e o abastecimento dos medicamentos em todos os equipamentos de saúde do município.
- Unidade Móvel de Saúde - A iniciativa faz parte da estrutura de atendimento à população e tem o objetivo de garantir o acesso a serviços públicos de qualidade a grupos prioritários e pessoas com dificuldades de buscar acolhimento em uma UBS. A Unidade de Saúde Móvel itinerante circula com veículo adaptado em diversas regiões do município, principalmente nas periferias e comunidades de maior vulnerabilidade social. A equipe de saúde da família é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.
- Central de Atendimento Remoto (CEAR) - Integrada aos serviços de atenção à saúde pública, a CEAR trabalha com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais e psicólogos. Atualmente, a rede é responsável por prestar monitoramento, orientações e informações aos seguintes públicos: pacientes com sintomas gripais, suspeitos e confirmados para Covid-19; pacientes com alterações/agravamento do quadro de saúde após a infecção por Covid-19; pacientes gestantes e puérperas; pacientes que estão aguardando agendamento de consultas, exames especializados e cirurgias pelo setor de Regulação.
- Unidade Gestora do Trabalho e Educação em Saúde (UNIGETES) - A Unidade é um espaço para práticas que garantem a promoção da educação em saúde e a melhoria dos serviços prestados à população de Lagoa Santa. Com cursos e capacitações abrangentes, a Prefeitura incentiva a formação e o desenvolvimento de profissionais na área da saúde por meio de treinamentos, oficinas, workshops, rodas de conversa e encontros presenciais.
- Projeto Saúde em Rede - O Projeto Saúde em Rede tem como propósito ampliar as capacidades das equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) para analisarem seus processos de trabalho e reorganizá-los em busca do atendimento às necessidades de saúde dos usuários do SUS. Além de fortalecer o trabalho em equipe e as práticas interprofissionais colaborativas, o projeto consegue aprimorar os espaços de discussão nas Unidades Regionais de Saúde junto ao município.
- Programa Absorver para Cuidar - Instituído pela Lei Municipal no 4.642/21, o Programa Absorver para Cuidar tem como objetivo garantir a dignidade menstrual por meio do acesso à informação e ao absorvente higiênico, de maneira gratuita, na rede pública de saúde às meninas, mulheres e homens trans em situação de vulnerabilidade social e financeira. A iniciativa também promove a educação popular em saúde sobre direitos sexuais, reprodutivos e métodos contraceptivos.
- Programa Mãe Santa - Reformulado em 2019 como Política Municipal de Atenção à Gestante e ao Recém-Nascido de Lagoa Santa, o Programa Mãe Santa existe há mais de uma década para garantir o acesso a um Pré-Natal humanizado, seguro e de qualidade. O acolhimento às mulheres grávidas permeia todo o período gestacional e se estende até o parto e apoio no puerpério. A prefeitura de Lagoa Santa oferece Kits de Maternidade para as gestantes que realizam o Pré-Natal completo nas Unidades Básicas de Saúde Cuidar.
- Programa Chegar Bem - A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um serviço gratuito de transporte sanitário de pacientes que moram na cidade e precisam se deslocar para fora do município para realização de consultas, exames especializados e tratamentos como hemodiálise e quimioterapia. O “Chegar Bem” conta com aproximadamente 27 veículos para atender com segurança e comodidade a todos os pacientes do SUS. Durante o deslocamento em veículos coletivos, os usuários são acompanhados por um técnico de enfermagem.
- Hospital Microrregional - A Santa Casa de Misericórdia contribui para melhorar a capacidade diagnóstica e terapêutica da região de saúde, desempenhando um papel importante no acesso à assistência médica para a população de Lagoa Santa. O Hospital está equipado com equipes especializadas e recursos tecnológicos adequados, garantindo um atendimento de qualidade para os pacientes. Leitos de CTI habilitados, mutirão de Cirurgias Eletivas, Agência Transfusional e a implantação da Unidade de AVC da Microrregião são alguns destaques na prestação de serviços aos usuários do SUS.
- Central de Imunobiológico - Composta por uma equipe de profissionais capacitados, a Central é responsável por garantir o armazenamento adequado e a distribuição das vacinas, mantendo sua eficácia e segurança. Cada dose é tratada com o máximo cuidado para que você possa se proteger com confiança. A Unidade foi implantada para receber as vacinas da COVID-19 e ficou como um legado para a Rede de Saúde no município.
- Vacimóvel - O Vacimóvel é parte das ações adotadas para ampliar o acesso da comunidade aos serviços de vacinação. A proposta é utilizar o veículo adaptado como uma sala de vacina itinerante, circulando em espaços de grande movimentação de pessoas como praças, escolas, rodoviária, Centro da cidade, distritos industriais e em comunidades mais distantes. A Unidade móvel tem capacidade de atender cerca de 300 pessoas por dia. Para aumentar a cobertura vacinal, há um forte movimento de vacinação no município contra a Influenza, Meningite C e Covid-19 com o imunizante bivalente.
- Vacina em Casa - Pensando na comodidade e no bem-estar daqueles que têm dificuldade de locomoção, como idosos e pessoas acamadas, oferecemos a vacinação em casa. Uma iniciativa que deu certo durante o período da pandemia de Covid-19 e que permanece na gestão da saúde. Nossa equipe qualificada garante que todos tenham a oportunidade de se proteger contra doenças, sem precisar sair de casa. A assistência em domicílio acontece por meio do encaminhamento via Unidade Básica de Saúde.
- Disque Vacina - Precisa de informações sobre as vacinas disponíveis ou quer agendar sua imunização? Basta ligar para o Disque Vacina! Nossos atendentes estão prontos para esclarecer dúvidas e fornecer todas as orientações necessárias. O objetivo da iniciativa é reforçar a importância da imunização para a saúde individual e coletiva, e oferecer a todos os cidadãos mais um canal oficial e confiável sobre vacinação.
- Novas Salas de Vacina - Nossas salas de vacina são ambientes acolhedores e seguros, preparados para receber você e sua família seguindo padrões de qualidade e de higiene. Todas elas estão com horário ampliado e de portas abertas para aplicar as doses necessárias de imunização, inclusive aos finais de semana.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa tem por objetivo a formulação da Política Municipal de Saúde e de suas diretrizes, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS. Seu propósito é promover, gerir, planejar, organizar e controlar a execução das ações preventivas e dos serviços de atenção à saúde pública prestados pelo município, priorizando a democratização das informações relevantes para que a população conheça seus direitos e saiba dos riscos à sua saúde.
Secretário - Allan Diego Falci
Telefone: (31) 3688-1300/ 1413/ 1384
E-mail: gabinetesaude@lagoasanta.mg.gov.br
Horário de atendimento: 9h às 18h
Localização: Centro Administrativo
DIRETORIA DE ATENÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE (DIAGIS)
Diretora - Mariane Cristina Rios Silveira Oliveira
Telefone: (31) 3688-1384
E-mail: @lagoasanta.mg.gov.br
Horário de atendimento: 9h às 18h
Localização: Centro Administrativo
1ª Coordenação do Núcleo de Atenção à Saúde (CONASP)
2ª Coordenação do Núcleo de Vigilância em Saúde (CONVISA)
DIRETORIA DE GESTÃO ASSISTENCIAL
Diretora - Ana Paula da Cruz Pinto
Telefone: (31) 3688-1384
E-mail: @lagoasanta.mg.gov.br
Horário de atendimento: 9h às 18h
Localização: Centro Administrativo
DIRETORIA DE REGULAÇÃO
Diretor - Breno Aparecido da Costa
Telefone: (31) 3688-1384
E-mail: @lagoasanta.mg.gov.br
Horário de atendimento: 9h às 18h
Localização: Centro Administrativo
1ª Coordenação do Núcleo de Regulação (CONREG)
2ª Coordenação do Núcleo de Gestão e Operação em Sistema em Saúde