Banner Plamob

     >>>    >>>       SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA
    

O que é o Plano de Mobilidade?

É um Plano que vai traçar pelos próximos 10 anos as intervenções viárias a serem realizadas no município. Nele estará o planejamento do que deverá ser executado pela Prefeitura para melhorar a acessibilidade aos equipamentos públicos, ao espaço urbano, a segurança nos deslocamentos dentro do município, a melhoria da qualidade de vida, entre outros fatores que visem a redução de tempo de deslocamento e a eficiência na utilização dos diferentes meios de transporte públicos, coletivos e privados.

Para que serve?

O objetivo do plano é o desenvolvimento de propostas para o sistema viário e os sistemas de transportes do município visando melhorar e agilizar o deslocamentos de pessoas e bens na cidade de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Plano servirá como orientação para os investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade por dez anos, a partir de 2016.

 >>>    >>>       COMO SERÁ CONSTRUÍDO O PLANO 

O Plano de Mobilidade de Lagoa Santa será construído em conjunto com a sociedade durante dez meses, distribuídos nas seguintes atividades:

 

Atividade 1: Disponibilização de informações e subsídios para auxiliar a Prefeitura na Divulgação, Mobilização e na implantação do “Espaço Mobilidade”.

O "Espaço Mobilidade" se constituirá no canal de comunicação permanente com a população, sobre o desenvolvimento do Plano de Mobilidade através das seguintes mídias:

  • Central de Atendimento ao Usuário – canal de comunicação via telefone para captação das sugestões, reclamações, etc.;
  • Espaço virtual no sítio da Prefeitura de Lagoa Santa para registro das sugestões e também divulgação das etapas do Plano de Comunicação e do material desenvolvido nos workshops.

 

Atividade 2Audiência Pública de lançamento da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade

Realização de Audiência Pública de lançamento do PLAMOB, apresentando as atividades e cronogramas.

 

Atividade 3: Leitura Comunitária: levantamentos e diagnóstico. 

Realização de oficinas de trabalho com objetivo de captar as impressões e opiniões dos agentes públicos e agentes comunitários e sobre a problemática da mobilidade e as diversas estratégias para seu enfrentamento. Breve apresentação do diagnóstico e espaço para debates.

       

Atividade 4: Leitura técnica: levantamentos, diagnóstico e prognóstico. 

Elaboração do diagnóstico da mobilidade urbana do município, analisando: estrutura viária, sinalização, esquema de circulação atual, as condições de segurança e operação do tráfego, análise de estacionamento na área central, a leitura do transporte coletivo e de carga; a circulação de meios não motorizados (pedestres e ciclistas).

 

Atividade 5: Minuta do Plano de Mobilidade

Minuta do Plano de Mobilidade com definição do Plano de Ação e do Plano de Investimentos para curto, médio e longo prazo, relativas à: tráfego geral; transporte coletivo; transporte de carga; pedestres, bicicletas e áreas ambientais; hierarquização do sistema viário; diretrizes e ações de gestão de trânsito e transportes.

 

Atividade 6: Audiência Pública de apresentação da Minuta do Plano de Mobilidade

Realização da audiência, que deve prever: apresentação de síntese do processo de elaboração do Plano de Mobilidade, apresentação do Plano de Mobilidade e espaço para debates.

 

Atividade 7: Plano de Mobilidade: Versão Final

A partir dos documentos anteriores e contemplando a versão aprovada em Audiência Pública, será apresentado o Plano de Mobilidade do município, disciplinando: os princípios e diretrizes, os objetivos, o plano de metas, os programas, projetos e ações e demais mecanismos complementares para sua execução.

 

     >>>    >>>       QUEM PARTICIPA     
Toda população, representada por membros de diversos setores da sociedade, de associações comerciais, organizações não-governamentais,
câmara de vereadores, sindicatos, etc.

Fale conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Questionário sobre a Mobilidade Urbana no Município

 >>>     >>>> Confira os relatórios do Plano de Mobilidade Urbana de Lagoa Santa:    

                     

                      

                      

                      

       

 

  

Saiba mais:

05/11/2015 - Prefeitura realiza audiência de lançamento para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

28/06/2016 - Audiência Pública define o Plano de Mobilidade Urbana de Lagoa Santa