Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 
Featured

Decretada situação de emergência na saúde

A Prefeitura de Lagoa Santa declarou situação de emergência na saúde pública por meio do Decreto nº 5.585/25, em resposta ao aumento dos casos de doenças respiratórias no município, assim como em outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão segue o exemplo do Governo de Minas Gerais.

respiratorio 01A medida permite maior agilidade na aquisição de insumos, contratação de serviços e reforço das equipes de saúde, além de ampliar a capacidade de resposta da rede pública. A intenção é assegurar a continuidade e a qualidade do atendimento nas unidades de saúde, protegendo tanto os profissionais quanto os pacientes.

Como parte das ações emergenciais, a Secretaria Municipal de Saúde ativou, no dia 1º de maio, o plano de contingência do Hospital Lindouro Avelar – Santa Casa. A estrutura foi reforçada com a ampliação da escala de atendimento pediátrico e o aumento da equipe de enfermagem, em conformidade com as diretrizes do Plano Estadual de Enfrentamento de Doenças Respiratórias (Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.197, de 9 de maio de 2025).

Em casos de sintomas leves, o cidadão pode procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além disso, o município disponibiliza cinco unidades com horário estendido até as 20h.  O CAS Norte, CEMM Várzea, Cuidar Visão, Cuidar Palmital e  Cuidar Promissão oferecem o atendimento à população ate´as 20H.

Também está disponível o serviço de teleatendimento médico, oferecido gratuitamente pela Central de Atendimento Remoto (CEAR). Informações pelo 3688-1485.

A plataforma funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do link https://www.lagoasanta.mg.gov.br/saude-teleatendimento. Para utilizar o serviço, o paciente deve estar cadastrado em uma UBS do município.

Paralelamente, Lagoa Santa segue com a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). O imunizante já está disponível para toda a população, e a Secretaria de Saúde reforça o apelo para que os moradores que ainda não se imunizaram procurem a sala de vacinação mais próxima.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica continua monitorando de forma rigorosa o avanço das doenças respiratórias e a evolução dos casos registrados na cidade.