A Prefeitura de Lagoa Santa através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano vem promovendo a modernização e inovação de todos os seus processos de gestão. Com esse intuito, a Coordenadoria de Fiscalização implementou um novo sistema digital, o Checar, criado para tornar o processo da denúncia mais fácil e rápido.

Aqui pelo site, o cidadão pode fazer a reclamação de forma anônima ou não inserindo alguns dados, tais como: endereço completo, relato, descrição do fato denunciado e fotos. Preenchido os campos obrigatórios, o sistema gera um número de protocolo através do qual o denunciante poderá acompanhar o processo.

Recebida a denúncia pela fiscalização, é feita a triagem e a distribuição entre os fiscais que têm um prazo estimado de 15 dias após o seu recebimento para concluir o processo. A partir daí, diligências externas são feitas com visitas, apurações e entrevistas. Ao final é emitido o relatório de vistoria e, em seguida, a notificação ou autuação da denúncia. O denunciante além de acompanhar o andamento pelo sistema, em caso de dúvida, também pode entrar em contato com o fiscal através do seu email institucional.