Índice

 

Apresenta as Capelas Históricas do Município: Capela N. S. da Conceição, Capela N. S. do Rosário e Capela N. S. de Sant’ana.

 


 

Capela N. S. do Rosário

 

Vista frontal da Capela N. S. da Rosário.
(Vista frontal da Capela N. S. da Rosário.)

 

Construída no início do século XIX, a capela do Rosário é uma capela de grande beleza arquitetônica que possui características típicas remanescentes do século XVIII. A capela foi construída originalmente por escravos auxiliados pelos senhores de terra da região, que tinham o interesse em separar os espaços de cultos religiosos entre brancos e negros. No teto da capela há o desenho de face da meia-lua e de uma estrela de oito pontas. Esses dois símbolos representam tanto a construção da capela no período noturno como a sua utilização neste mesmo período, haja vista que o período diurno destinava-se exclusivamente às tarefas do trabalho forçado, restando-lhes apenas a disponibilidade do período noturno, após o expediente obrigatório da escravidão. Assim, representa um grandioso simbolismo para a percepção da lógica escravista em Minas Gerais.

A Capela também é palco de festas tradicionais da cidade como a Festa do Divino, que ocorre em maio e em junho, e os festejos de Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros e escravos, no mês de outubro. Tombada como patrimônio cultural através do Decreto Municipal n° 234/2001, a capela representa um dos mais importantes bens históricos da cidade de Lagoa Santa.

Localização: Rua do Rosário.

 


 

Capela N. S. da Conceição

 

Vista frontal da Capela N. S. da Conceição.
(Vista frontal da Capela N. S. da Conceição)

 

Situada na Praça Efigênia Guimarães onde se encontra um cruzeiro com os martírios de Jesus, a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi erigida no final do século XIX,  representando um importante marco cultural da época. Unindo a proximidade construtiva com os princípios neoclássicos e uma planta tradicional das capelas mineiras primitivas, é composta por nave, capela-mor e sacristia lateral esquerda.

Localização: Praça Efigênia Guimarães.

 


 

Capela N. S. de Sant’ana

 

Vista frontal da Capela N. S. de Sant’ana.
(Vista frontal da Capela N. S. de Sant’ana)

 

A capela de Sant’ana se situa na fazenda fidalgo, região diretamente ligada ao início da colonização de Minas Gerais. A ocupação da região da fazenda fidalgo segundo registros se inicia antes de 1728 pelo capitão João Ferreira dos Santos, este teria transferido a posse de suas terras para Manuel Seixeas Pinto. A edificação da Capela de Sant’ana data de 1745, relatada nos documentos de escritura da fazenda fidalgo, tendo sido promovida por seu proprietário Manuel Seixeas Pinto por sua própria vontade. A capela é um dos bens de grande importância histórica e cultural para região, tendo sido tombada por meio do decreto municipal n°846, de 09 de julho de 2008.

Localização: Rua Santana – Fazenda Fidalgo.

 


 

Referências Bibliográficas

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA SANTA; MEMÓRIA ARQUITETURA LTDA. Dossiê de Tombamento Capela Sant’ana. Lagoa Santa/MG, Abril de 2009.