Índice

 

Apresenta os pontos turísticos inseridos no Roteiro do Centro, ressaltando sua relevância histórica e cultural: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, Praça Dr. Lund, Escola Dr. Lund e Casarão Mamaca.

 


 

Igreja Nossa Senhora da Saúde – Matriz

 

Vista Externa da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde.
(Imagem: Vista Externa da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde)

 

A primeira Igreja Matriz de Lagoa Santa foi construída no ano de 1819, próximo a data de criação da freguesia de Nossa Senhora da Saúde de Lagoa Santa, que se dá em 1823, separando-se então da freguesia de Santo Antônio da Roça Grande. Nos anos 60, a Igreja foi demolida e em seu lugar erigida outra edificação religiosa, com características modernas. A Igreja Matriz é um marco na história de Lagoa Santa, com sua moderníssima estrutura em forma de abóboda, o Santuário da Padroeira recebe anualmente milhares de fiéis que vem em busca de milagres, para cura de seus males físicos e espirituais. Além disso, a Igreja é símbolo da religiosidade da cidade. As festividades religiosas da Padroeira – com novenas, barraquinhas, jogos, parque de diversão, shows e leilões – realizam-se entre os dias 06 a 15 de agosto, anualmente.

Endereço: Praça Doutor Lund, 160 - Centro
Funcionamento: Todos os dias
Horários: Segunda 07:30 às 17:30 horas.
Terça à Sexta: 07:30 até o final da missa das 19:00 horas.
Sábado: 08:00 até o final da missa das 19:00 horas.
Domingo: 06:30 até o final da missa das 10:00 horas, com reabertura às 17:30 para a missa das 19:00 horas.

Telefones para Informação: (31) 3681-1510

 


 

Praça Dr. Lund

 

Uma das principais referências da cidade, em seu entorno localiza-se a Escola Municipal Dr. Lund (construída no local onde fora a residência de Peter Lund) e a igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, construída em 1819. A praça que mantém sua composição e arruamentos desde os primórdios da Freguesia de Lagoa Santa, foi retratada no Século XIX pelas ilustrações de Peter Andreas Brandt e fotografias de Eugene Warming, ambos companheiros de Dr Lund. A relevância do trabalho realizado pelo Dinamarquês, fez com que importantes visitantes passassem por ela no século XIX, como o Imperador D. Pedro II, e cientistas como Richard Burton, Saint Hillaire e Eugene Warming.

Endereço: Praça Dr. Lund – Centro.

 


 

Escola Dr. Lund

 

Fachada da Escola Municipal Dr. Lund.
(Imagem: Fachada da Escola Municipal Dr. Lund)

 

O atual colégio Dr. Lund se localiza em um ponto de grande relevância histórica, local onde ficava a casa do célebre pesquisador Peter Wilhelm Lund que no sec. XIX desenvolveu diversas pesquisas científicas na região de Lagoa Santa, sendo o responsável por um grande acervo paleontológico. O Grupo Escolar teve início na própria residência de Dr. Lund, sendo adaptada para escola, e posteriormente demolida para construção do atual prédio.

O Grupo Escolar Dr Lund foi criado em julho de 1914 através do decreto de nº 4.208, tendo sua instalação em agosto do mesmo ano. Em 1974 através da Resolução nº 810/74 passa a se denominar Escola Estadual Dr. Lund, e em 1978, passa a ser Escola Estadual Dr. Lund de 1º grau, em 1998 passa então a ser Escola Municipal Dr Lund.
Em 30 de outubro de 1993 sua edificação foi destruída por um incêndio, sendo posteriormente reconstruída mantendo seu estilo original.

 


 

Sobrado de Mamaca

 

Fachada do Sobrado Mamaca.
(Imagem: Fachada do Sobrado Mamaca)

 

O Sobrado de Mamaca se localiza na praça Dr. Lund, nº 85, sendo esse núcleo pioneiro na ocupação e povoamento da cidade de Lagoa Santa. É nesse local que se encontra a igreja matriz de N.Sra da Saúde, o comércio mais antigo da cidade, e a casa onde Lund viveu durante 40 anos, e que posteriormente foi transformada em escola estadual “Grupo Escolar Dr. Lund”. O Sobrado de Mamaca foi construído em meados do Século XIX, sendo registrado somente em 1863, por um dos colaboradores de Peter Wilhelm Lund em uma planta baixa da região central da cidade.

A edificação tinha o propósito de servir como residência familiar, sendo adquirido após sua construção por Joaquim Francisco de Freitas, fazendeiro da região e proprietário da Fazenda Pagão. Posteriormente o imóvel foi herdado por seu filho único, Geraldo Francisco de Freitas conhecido por Mamaca. A construção permanece desde essa época sob posse da família Freitas, sendo um bem de valor histórico e afetivo.

A edificação sofreu intervenções ao longo dos anos, mantendo em parte sua composição original, atualmente é uma das poucas edificações remanescentes do século XIX, sendo importante exemplar representativo dessa época. O imóvel teve seu tombamento através do Decreto Municipal de nº 550 de 24 de outubro de 2005.

 


 

Referências Bibliográficas

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA SANTA; MEMÓRIA ARQUITETURA LTDA. Dossiê de Tombamento – Bem Imóvel – Edificação à Praça Dr. Lund nº85, Centro. Sede. Lagoa Santa/MG, Abril de 2009.