Índice

 Apresenta os pontos turísticos inseridos no contexto na Lagoa Central, dissertando sobre sua relevância histórica e cultural: Lagoa Central, Iate Club, Feira de Arte de Artesanato na Orla da Lagoa, Mirante Morro do Cruzeiro, Horto.

 


 

Lagoa Central

 

Entardecer na Lagoa Central.

(Entardecer na Lagoa Central)

Formada aproximadamente há 6000 anos pelo deslizamento de terras causado por chuvas torrenciais a Lagoa Central é o símbolo e onde se desenvolve a formação da cidade de Lagoa Santa, famosa por sua beleza natural e pelas curas aqui registradas e relatadas desde o século XVIII. Ocupada inicialmente em 1733 por Felipe Rodrigues, que se estabeleceu em seu entorno desenvolvendo ali o cultivo de cereais, cana-de-açúcar e um pequeno engenho para produção de aguardente. Felipe Rodrigues foi o primeiro a relatar o poder curativo de suas águas, depois divulgado pelo Cirurgião João Cardoso de Miranda no livreto Prodigiosa Lagoa em 1749 e também pelo médico italiano Dr. Cialli. Desde então a cidade de Lagoa Santa se desenvolve em torno da Lagoa Central e de seus mitos, a Lagoa é tombada, através do Decreto municipal, n°234 de 2001.

A Lagoa Santa foi ponto de interesse da elite da Capital Mineira a partir dos anos 50, época em que surgem diversas casas de campo na orla da lagoa. Nos anos 70, foi criada uma praia artificial, o que atraiu diversos turistas para o local, esse movimento durou alguns anos, tendo fim na década de 80 com a emergência de uma nova consciência ambiental.

Devido à sua beleza cênica e importância histórica, é reconhecida culturalmente e encanta os moradores e turistas que visitam a cidade. Atualmente, a orla da Lagoa Central é espaço para o lazer e entretenimento de moradores e visitantes, proporcionando excelentes passeios ciclísticos, caminhadas e prática de esportes ao longo dos seus 6.300 metros de extensão. A Orla conta também com diversos bares e restaurantes, além de quadras e espaços destinados a prática de esportes. Também localiza-se no seu entorno outros pontos de importância histórica e cultural do município como o Iate Clube e o Horto.

 


 

Iate Club

 

Vista externa do Iate Club.
(Vista Externa do Iate Club)

 

Também conhecido como “Iate Clube”, o Clube Náutico Joá foi construído nos anos 1950, quando era frequentado pela alta sociedade belo-horizontina. A arquitetura diferenciada destaca-se pelas formas sinuosas, revestimento em pastilhas italianas e piso interno em mármore de Carrara. Nos anos 70 o espaço funcionou também como restaurante, onde eram realizadas “horas dançantes”, atraindo um público diversificado.

 

Recentemente foi revitalizado, passando por pintura e paisagismo, bem como a reconstrução do seu antigo deque de madeira. O local também tem recebido eventos e shows em sua área externa. Hoje o Iate Club é também um espaço de Lazer e contemplação da Beleza natural da Lagoa, oferecendo aos seus visitantes uma magnífica vista do pôr do sol da região.

Localização: Av. Getúlio Vargas, esquina com Av. Carlos Orleans Guimarães, s/n – Várzea.

 


 

Feira de Arte e Artesanato na Orla da Lagoa

Somente aos Domingos

 

20180610 115625

 

A Feira de Artesanato Lagoaartesanta acontece todos os domingos de 9h às 16h da tarde na Av. Getúlio Vargas na orla da Lagoa Central, próximo ao Horto Florestal. Ela é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, em parceria com a Associação de Artesãos Lagoartessanta, e busca valorizar a riqueza da diversidade das manifestações artísticas e culturais da cidade. Em atividade desde 2010 a feira reúne diversos artesãos e artistas plásticos locais que comercializam e divulgam seu trabalho, além disso, o evento traz diferentes apresentações artísticas e musicais, sendo também um espaço de divulgação dos músicos locais. A Feira se consolidou como um dos atrativos do município, oferecendo aos visitantes a oportunidade de desfrutar do aprazível clima da Orla da Lagoa, contando ainda com uma gastronomia variada e diferentes produtos artesanais.

Localização: Av. Getúlio Vargas – Horto Florestal.
Contato: (31) 3688-1390.

 

 

 


 

Mirante Morro do Cruzeiro

 

Vista do Mirante do Morro do Cruzeiro.
(Vista do Mirante do Morro do Cruzeiro)

 

Um dos pontos mais altos da cidade, é constituído por um espaço de lazer com playground, academia livre e anfiteatro, além de um mirante com uma bela vista, de onde é possível contemplar a lagoa central, os contrafortes da Serra Do Espinhaço e parte da Serra do Curral. O cruzeiro existente na praça denominou à região, que é uma das mais antigas da cidade. Na praça se localiza a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no final do século XIX, sendo um importante marco cultural da época tombada através de Decreto Municipal em 2001.

 


 

Horto

Horto

Em agosto de 1842, a região de Lagoa Santa se tornaria palco de combates durante a Revolução Liberal de 1842. Mesmo em grande vantagem numérica, dispondo de armamento superior e muito bem municiados, os legalistas não puderam vencer a empedernida resistência oferecida pelas tropas liberais na cidade. A batalha de Lagoa Santa foi uma verdadeira proeza militar considerando a assimetria das forças envolvidas, ela se deu a partir dos quintais e, notadamente, na Mata da Jangada.

Grande parte da Mata da Jangada não resistiu ao uso e ocupação do solo dos últimos séculos, restando hoje uma pequena porcentagem da mesma, situada na região conhecida como Horto na orla da Lagoa Central. Vale ressaltar que a vegetação nativa desse local sofreu alterações bruscas, sendo sua atual composição, resultado de plantios realizados no século XX.

O local que hoje é utilizado por muitos jovens e frequentadores da Lagoa Central, é de extrema relevância turística e histórica, carregando junto a tantos outros do antigo vilarejo a memória da valentia e coragem empenhada pelos liberais na resistência de Agosto de 1842.

 


 

Feira Agroecológica

 

77282

 

 

A Feira acontece todos os sábados das 8:00 as 13:00 a rua Manoel de Paula em frente ao antigo Bar do Marinheiro.

São comercializados produtos da agricultura familiar produzidos sem uso de insumos químicos e agrotóxicos, bolos, pães, mudas, sanduíches, doces, queijos, iogurtes de ovelha, mel, ovos, licores, cogumelos frescos entre outros.

Todos os produtores são de Lagoa Santa, a produção é artesanal e utilizam preferencialmente  produtos naturais e locais.

 

 


 

Referências Bibliográficas

 

MARINHO, José Antônio. História da Revolução Liberal de 1842. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2015.

MENESES, Igor Prado Rodrigues. A Praia Artificial: Análise histórica da relação entre seres humanos e Lagoa Central, Município de Lagoa Santa/MG (1969-1988). 2017. 57p. Monografia – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2017.

MIRANDA, João Cardoso de. Prodigiosa Lagoa Descoberta nas Congonhas das Minas do Sabará, que tem curado as várias pessoas dos achaques, que nessa relação se expõem. Lisboa: Oficina de Miguel Menescal da Costa, 1749.

PARIZZI, M. G.; SALGADO-LABOURIAU, M. L.; KOHLER, H. C. Geneses and environmental history of Lagoa Santa, southeastern Brazil. The Holocene, v. 8, n. 3, p. 311-321, 1998.