Índice

 

Apresenta os principais eventos e espaços voltados para a confecção, comercialização e divulgação de produtos artesanais da Região: Cafofo Café com Arte, Feira de Arte e Artesanato na Orla da Lagoa e Casa de Cultura Arte Rupestre.

 


 

Cafofo – Café com Arte

 

Cafofo Café com Arte.
(Imagem: Cafofo Café com Arte.)

 

O “Cafofo Café com Arte” é uma loja de Artesanato e produtos rurais caseiros que agrega expositores da Lapinha, Fidalgo e Quinta do Sumidouro.

É um espaço de convivência sociocultural que traz como propósito a valorização da arte e cultura local, despertando a participação efetiva da comunidade e proporcionando o fortalecimento da economia local. Além de desempenhar a função de Loja com diversos produtos artesanais da comunidade, o Cafofo também funciona como Buffet e Espaço Cultural, desenvolvendo atividades, como: Exposições temáticas, realização de cursos, oficinas e encontros.

Funcionamento:
Sexta e Sábado de 09:00 às 17:00;
Domingo de 09:00 às 16:00;
Outros dias sob agendamento.

Localização: Rua Guilhermina Pereira de Freitas, 739 – Lapinha/Lagoa Santa – Minas Gerais.

Contato: 3689-8291 e 99651-1286.

 


 

Feira de Arte e Artesanato na Orla da Lagoa

 

Feira de Arte e Artesanato na Orla da Lagoa.
(Imagem: Feira de Arte e Artesanato na Orla da Lagoa.)

 

A Feira de Artesanato Lagoaartesanta acontece todos os domingos de 9h às 16h da tarde na Av. Getúlio Vargas na orla da Lagoa Central, próximo ao Horto Florestal. Ela é uma iniciativa da Associação de Artesãos Lagoartessanta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, e busca valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais da cidade. Em atividade desde 2010 a feira reúne artesãos e artistas plásticos locais que comercializam e divulgam seu trabalho, além disso, o evento traz diferentes apresentações artísticas e musicais, sendo também um espaço de divulgação dos músicos locais. A Feira se consolidou como um dos atrativos da cidade, oferecendo aos visitantes a oportunidade de desfrutar do aprazível clima da Orla da Lagoa, contando ainda com uma gastronomia variada e produtos artesanais diversificados.

Localização: Av. Getúlio Vargas – Horto Florestal.

Contato: 3688-1390.

 


 

Casa de Cultura – Rota Rupestre

 

A casa de Cultura Rota Rupestre foi fundada em 2014, tendo como principal objetivo a valorização, divulgação e incentivo as diversas formas de manifestação artística e cultural. O grupo funciona dentro de um sistema voltado para a economia solidária. O objetivo é incentivar os produtores e artesãos oferecendo cursos e qualificações, além de possíveis espaços para comercialização dos produtos. A Casa de Cultura Rota Rupestre já promoveu vários cursos e capacitações em parcerias com SEBRAE, EMATER e UEMG. Atualmente disponibiliza mais de 15 oficinas de artesanato periodicamente.

Funcionamento:
Quarta, Quinta e Sexta das 10h às 17h;
Sábado de  9h às  13h.

Localização: Praça Dr. Lund 33, Centro/Lagoa Santa – Minas Gerais.

Contatos: 99281-0223, 99891-0403, 99698-2227 e 99288-6825.