Alimentação Escolar 



APRESENTAÇÃO


Aqui você encontra todas as novidades e informações sobre a oferta da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Além dos cardápios mensais para cada modalidade de ensino, novidades nos cardápios, ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na rede escolar do Município de Lagoa Santa, e demais notícias!

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - CRECHE NOSSA SENHORA DE BELÉM

Comemorando a páscoa, a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar realizou uma ação, na Creche Nossa Srª de Belém, levando uma visão da alimentação saudável com a temática do "Coelho". Foram trabalhadas as semelhanças que o nós temos com o coelho, como: a importância do consumo de água, alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras, cereais, além de comportamentos como gostar de carinho e ter sempre alguém por perto. 

As crianças gostaram muito de conhecer mais sobre esse amiguinho e ficaram empolgados com a atividade!

Jeanette e o departamento de alimentação escolar participaram da gravação para o reality "vida de merendeira"

A etapa das gravações fez parte da fase final para a seleção da merendeira que representará a região sudeste no reality, que é de âmbito federal. São, ao todo, três concorrentes (Lagoa Santa, Varginha e Itamogi). Além disso, cada merendeira também será julgada por uma receita inovadora, pensada juntamente com os nutricionistas. A receita escolhida por Lagoa Santa foi o salpicão de espinafre, que leva requeijão de inhame. Uma receita nutritiva, colorida, que aproveita o alimentos como um todo, e ainda por cima, inclusiva. 

Nessa fase, a produtora do programa visitou a escola da merendeira (E.M. Dona Aramita) para gravar depoimento com os participantes, seus familiares, comunidade escolar e agricultores familiares, além do preparo da receita que será julgaad por um jurado que experimentou o salpicão na presença dos alunos, que também deram sua opinião!

WhatsApp Video 2024-03-06 at 16.03.29.mp4

DENGUE, ALIMENTAÇÃO E AÇÃO DE PREVENÇÃO 

      De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até dia 04 de março, 406.999 casos prováveis de dengue foram registrados em Minas Gerais. Desse montante, 144.319 casos foram atestados para a doença. Até o momento, há 44 óbitos constatados por dengue no estado e 265 estão em análise. Diante desse cenário, é necessário redobrar os cuidados com a alimentação, uma vez que estar bem nutrido é essencial para combater à dengue.

  Em caso de suspeita da doença, alimentos que contêm salicilatos e os de ação antitrombóticas devem ser evitados. Por isso, evite ingerir: ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate, uva, alho, cebola e gengibre. 

   Outro aspecto indissociável para a recuperação da saúde, nos casos de dengue, é a necessidade de reforçar a hidratação. Portanto, é fundamental ingerir, em média, 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia (água - água de coco - soluções isotônicas - sucos). Dessa forma, para uma pessoa de 55kg o volume ingerido deve variar de 3,3 litros a 4,4 litros diários, lembrando sempre que a ingestão, ao longo do dia, deve ser fracionada em pequenos volumes, para evitar náuseas e vômitos - sintomas comuns nessa adversidade. 

  Nas maiores refeições - almoço e jantar - opte por preparações leves e de fácil digestão e absorção. Consuma hortaliças em geral (couve, mostarda, brócolis e etc) e alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra como patinho, músculo e etc). O consumo de alimentos fonte de ferro são indispensáveis no combate a anemia, que ocasiona, entre outros sintomas, fraqueza e cansaço, aspectos também comuns aos doentes com dengue. E para garantir o funcionamento eficiente do sistema imunológico, os alimentos ricos em proteínas como ovos, carnes, feijões, leite e derivados devem estar presentes em todas as refeições.

Não se esqueça: Um organismo bem nutrido reagirá melhor a qualquer doença

    Diversas ações estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal através da campanha "Dia D de combate ao Aedes". Os professores ensinam a identificar focos do mosquito por onde passam e orientam como eliminá-los.  Os alunos participam de dinâmicas educativas, jogos e brincadeiras e realizam passeatas próximo as escolas, com os trabalhos produzidos em sala de aula. 

    Confira, ao lado, a ação de combate à dengue realizada pelos alunos da Creche Nossa Senhora de Belém

  Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 04/03/2024). 


TESTE DE ACEITABILIDADE ARROZ CARRETEIRO: NOVA PREPARAÇÃO NO CARDÁPIO 

    No dia 01 de março, foi aplicado o primeiro Teste de Aceitabilidade do ano letivo. A nova preparação ofertada e testada foi o Arroz Carreteiro. O teste de aceitabilidade é uma ferramenta essencial para diagnosticar a aceitação de algum tipo de alimento, sua aplicação é fácil e permite uma verificação da preferência média das preparações oferecidas. A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. 

     O Departamento da Alimentação Escolar elabora o teste por meio do Google Forms para que os alunos avaliem através de seus tablets. Em breve, o resultado será disponibilizado, aqui. 

        Confira, ao lado, registro do Arroz Carreteiro preparado nas Escolas: Lívio Mucio Conrado Silva - SR Tito, Creche Heley de Abreu, Creche Padre Libério e Creche Nossa Senhora de Belém.


BOAS PRÁTICAS NO SERVIÇO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

    No dia 24 de fevereiro, os manipuladores de alimentos que integram o serviço da alimentação escolar participaram da Capacitação Anual de Boas Práticas no Serviço da Alimentação Escolar.

  Essa formação tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre os procedimentos que devem ser adotados a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados e ofertados à comunidade escolar.

     Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 10 pessoas adoece no mundo após consumir alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas, e que 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo as crianças menores de 5 anos as mais afetadas. Por isso a Segurança dos alimentos deve ser um assunto de todos, principalmente no ambiente escolar.

    Além de nutritiva e saborosa, as refeições precisam ser seguras, ou seja, não devem oferecer riscos à saúde e ao bem estar de quem as consome. 

      Durante a formação, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e reforçar os aprendizados  adquiridos. 

        Confira, ao lado, alguns registros desse momento.

VID-20240206-WA0035.mp4

OFICINA DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS


         No dia 02 de fevereiro, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), parte dos serventes da Alimentação Escolar participaram da Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos. Essa capacitação visa reforçar o conhecimento dos colaboradores sobre a importância do uso dos alimentos em sua totalidade, evitar o desperdício, e também ampliar os aprendizados para a prática diária dentro das cozinhas promovendo o aproveitamento integral dos alimentos nas preparações ofertadas pela alimentação escolar.

         A partir dessa prática é possível potencializar a oferta dos nutrientes que os alimentos nos fornecem; diminuir o desperdício, a produção de lixo, a produção de gases, bem como reduzir os gastos financeiros com a alimentação. As partes dos alimentos que geralmente são descartadas (talos, cascas, caroços, sementes, etc), quando utilizadas, agregam sabor e aumentam o valor nutricional das receitas, sendo também uma maneira sustentável e consciente no preparo dos alimentos. 

    Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que até 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo. Isso corresponde a cerca de 1/3 de tudo o que é produzido. A FAO estabeleceu como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030: "Consumo e Produção Responsáveis". Diante deste cenário, promover o aproveitamento integral dos alimentos é um dos caminhos para atingir esta finalidade. 

        Durante a oficina foram preparadas as seguintes receitas: bolo de abóbora, bolo de banana, farofa de cenoura, suco de abacaxi, petisco de semente de abóbora, risoto de abóbora  e geleia da casca do abacaxi. Todas as partes dos alimentos foram utilizadas na composição das preparações, e a degustação - momento mais esperado por todos - foi recheada de elogios pelo sabor e beleza dos pratos. 



ESCOLA MUNICIPAL CORONEL PEDRO VIEIRA É DESTAQUE NO INSTAGRAM @prefeituralagoasanta


link da publicação: https://www.instagram.com/p/C2cnuUrsfA-/?igsh=MTZzZjBuMWZ0ZHU3cQ==

    RELATO COMUNIDADE INTERLIGADA SELECIONADO


   É com muita satisfação que informamos que o relato - Comunidade Interligada - do 3º Tema da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2023 desenvolvido pela EM Coronel Pedro Vieira foi selecionado para compor o livro elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

    Este livro é composto dos 20 melhores relatos selecionados entre mais de 1500 escolas inscritas na jornada! 

    O relato selecionado - Comunidade Interligada - discorreu sobre a utilização dos tablets para a realização dos testes de aceitabilidade, sobre o site da alimentação escolar e atividade de estudo de rótulos dos alimentos dentro de sala de aula.

     Parabéns, EM Coronel Pedro Vieira pelo empenho e por sempre estar disponível a realizar as atividades com tanta dedicação!

novidade em nosso cardápio


Neste ano, a alimentação escolar está ainda mais variada. Incluímos a alface americana e o mamão papaia, 2 alimentos que, além de saborosos, fornecem nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde. 

A alface americana é rica em fibras, cálcio e vitamina A

  O mamão papaia é rico em fibras, cálcio, magnésio, vitaminas A, E e C!

TEM OVO NO CARDÁPIO? TEM, SIM SENHOR!

    Composto de nutrientes essenciais à vida, o ovo é o alimento que apresenta a maior quantidade de substâncias benéficas para a saúde quando comparado com qualquer outro alimento. O ambiente escolar é o local ideal para estimular o consumo de alimentos saudáveis, por isso, na alimentação escolar, os ovos estão sempre presentes; não só compondo preparações como farofa, tropeiro, arroz temperado, macarrão, bolos, tortas e saladas, mas também como prato principal em omeletes, ovos mexidos, ou simplesmente cozidos. 

Na imagem ao lado disponibilizamos a composição nutricional deste saboroso e nutritivo alimento.        Não deixe de conferir. 


  O que você sabe sobre o que você come?


As escolas estão no período de férias, mas a preocupação com a alimentação dos nossos alunos, não. Por isso, elaboramos essa tabela a fim de informar sobre valor valor nutricional de algumas hortaliças, bem como reforçar que elas devem ser incluídas diariamente nas refeições da família, seja na forma de saladas, refogadas ou cozidas

Cidade de Lagoa Santa será uma das representantes da região Sudeste em reality show 

PREMIAÇÃO BOAS PRÁTICAS 2023

   As escolas que cumpriram com excelência os requisitos de Boas Práticas de Alimentação Escolar, durante o ano letivo de 2023, foram premiadas, no dia 07 de dezembro.

            As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação para o correto manuseio de alimentos, abrangendo desde as matérias-primas até o produto final, de forma a garantir a segurança e integridade do consumidor. As BPFs estabelecem requisitos fundamentais que vão desde a instalação física, regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, até a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto (ANVISA).

        Essa premiação busca incentivar a continuidade das ações de Boas Práticas a fim de promover uma alimentação segura, adequada e saudável. As servidoras, responsáveis pelo preparo da alimentação escolar, foram representadas pelas diretoras de cada unidade, que receberam os troféus e os certificados.       Compartilhamos, com imensa alegria, que alcançamos um número maior de escolas envolvidas, um aumento de 60% em relação ao ano letivo de 2022. Agradecemos o empenho de cada servidor da alimentação escolar, esses que são os principais atores para a garantia e manutenção da qualidade higiênico-sanitária das refeições de nossos alunos. 

 

Confira alguns registros desse momento:


Reality vida de merendeira 

 Jeanette Pereira Campos, merendeira da Escola Municipal Dona Aramita, foi escolhida entre outras cinco candidatas para representar nossa cidade no reality "Vida de Merendeira". Lagoa Santa foi uma das 25 cidades selecionadas em todo o país para participar da competição culinária promovida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa vai premiar receitas criadas pelas merendeiras em etapas eliminatórias, classificatória e regional, quando serão selecionadas três profissionais de cada região do país que participarão da etapa regional. As merendeiras e as nutricionistas indicadas concorrerão a prêmios. 



5ª Jornada de educação alimentar e nutricional

       No ano de 2023, 2 escolas foram aprovadas em todas as etapas da 5° Jornada de Educação Alimentar e Nutricional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São elas: Centro de Educação Infantil Menino Jesus e Escola Municipal Coronel Pedro. Neste ano, foram enfatizados os temas: Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar? Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta; Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades da EAN e Valorização da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN. Incentivar a prática de uma alimentação saudável, bem como promover a discussão de temas para conscientização sobre melhores escolhas alimentares em todos os âmbitos e, primordialmente, no contexto escolar são determinantes para impactar a saúde ao longo de toda vida. Nesse cenário, a participação na jornada vem ao encontro desse propósito. Almejamos, em 2024, alcançar um número maior de aprovações na 6° edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, a fim de prevenir a obesidade e fomentar de forma crescente e contínua uma alimentação adequada e saudável.



 NOVIDADES DO MÊS DE  DEZEMBRO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE  NOVEMBRO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE  OUTUBRO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE  SETEMBRO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE  JULHO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE  JULHO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE  JUNHO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE MAIO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE ABRIL!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE MARÇO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

 NOVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG. 

novidades do mês -2022

NOVIDADES DO MÊS!

Todos os meses publicamos uma curiosidade ou novidade a respeito da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR no município de Lagoa Santa/MG.  Abaixo as novidades referentes ao ano de 2022.

Março 2022

Alimentação preparada com muito carinho e capricho - Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida

Alimentação preparada com muito carinho e capricho - Escola Municipal Dr Lund

Pão doce de leite com coco preparado com muito carinho e capricho - Escola Municipal da Lapinha

Refeições coloridas, equilibradas e cheias de nutrientes para nossos alunos!
EM de Lapinha