Lagoa Santa aderiu a campanha “Faça Bonito - Dia 18 de maio” cujo objetivo sensibilizar a população para a identificação de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, encorajando as pessoas a denunciar. Quem não denuncia, também pratica uma violência.

Leia mais...

INFORMAÇÕES SOBRE A ELEIÇÃO

 

Neste domingo, dia 6, acontecem as eleições unificadas do Conselho Tutelar em todo Brasil. Em Lagoa Santa, a votação será na Escola Municipal Dr. Lund, no Centro, das 8 às 17 horas.

A eleição elegerá cinco conselheiros para o mandato no quadriênio 2020/2023. Concorrem ao cargo dez candidatos, que foram selecionados por meio de um processo com quatro fases: inscrição e comprovação de pré-requisitos, curso preparatório, prova objetiva e redação e eleição aberta.

Poderá participar da eleição qualquer cidadão que comparecer nesse dia com o título de eleitor e documento com foto. A inscrição para votar será realizada no dia da votação, sendo proibido tanto a inscrição quanto voto por procuração. 

O votante deverá dirigir-se a sala à qual poderá votar, de acordo com a inicial do seu nome:

Sala de Votação/Letra Inicial

Sala 1 -  A - B

Sala 2 - C - D

Sala 3 - E - F - G

Sala 4 - H - I - J

Sala 5 - K - L - N 

Sala 6 - M

Sala 7 - O - P - Q - R

Sala 8 - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, encarregado de zelar, no município, pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

Informações: 3688 -1450

 

LOCAL DE VOTAÇÃO

 

REGISTRO CANDIDATURA 

 

CONVOCAÇÃO

 

RESULTADOS

 

GABARITOS 

EDITAL CMDCA/LS Nº 01/2019 PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR PARA O QUADRIÊNIO 2020/2023

Considerando a tramitação do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Lagoa Santa/MG, regido pelo Edital CMDCA/LS n° 01/2019.Considerando que o processo se dividirá em duas etapas, conforme previsto nos itens 1.2.1 e 1.2.2.Considerando que, conforme disposto no item 6.1.1, "as datas, horários de realização das fases da primeira etapa serão publicados no DOMM, com antecedência mínima de 07 dias corridos e afixados na sede do CMDCA/LS e na sede da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa."Diante do exposto, segue em anexo o cronograma com as datas para publicação.

______________________________________________________________________________________________________

 

RESULTADO OFICIAL

Resultado Oficial da fase b da 1ª etapa do Edital CMDCA/LS nº 001/2019

_______________________________________________________________________________________________________

Os recursos previstos nas letras "a", “b”, “c” e “d” do item 7.1 deverão ser protocolados no prazo de 03 (três) dias úteis, contado a partir do primeiro dia útil após a data da publicação da respectiva decisão no Diário Oficial dos Municípios Mineiros – DOMM, exclusivamente na sede do CMDCA/LS, situada à Rua Antonio Pinto Coelho, nº 47, Bairro Sobradinho, Lagoa Santa, de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 9h00 às 16h00, exceto em feriados e pontos facultativos.

______________________________________________________________________________________________________

Foi reaberto o prazo de inscrição para o edital do processo de escolha dos Membros do Conselho Tutelar Municipal apenas para candidatos que passaram a ter o direito à recondução ao cargo de Conselheiro Tutelar, em razão da alteração do art. 132 do ECA com vigência imediata na Lei Federal 13.824/2019.

O prazo de inscrição é de 24 a 28/06/19.

______________________________________________________________________________________________________

 

As inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Lagoa Santa começaram dia 08/04 e vão até 07/06. São cinco (5) vagas e o processo de escolha dos novos Conselheiros Tutelares ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro. O Salário mensal  do conselheiro é de  R$ 1.961,52.

O processo contará com cinco fases: inscrição e comprovação de pré-requisitos; curso preparatório; prova objetiva e redação; avaliação psicológica e eleição aberta à participação de todos os cidadãos.  

O Conselheiro atua de forma permanente, autônoma e não jurisdicional com o objetivo de zelar pelo atendimento das crianças e dos adolescentes com direitos ameaçados ou violados, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, encarregado de zelar, no município, pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros eleitos assumirão o mandato para exercerem suas funções no quadriênio 2020/2023.


SOBRE O EDITAL:

Os interessados poderão consultar o edital e seus anexos abaixo ou fisicamente nos quadros de publicações oficiais localizados na Sede da Prefeitura e no Centro Administrativo.

As inscrições podem ser feitas na sede do CMDCA, na Rua Antônio Pinto Coelho, nº 47, Bairro Sobradinho, Lagoa Santa.

 

DOWNLOADS: 

 

 

BannerSite ps tutelar2019

 

 

 

A Prefeitura abre novas vagas para os cursos de Informática Básica, Edição de Imagem e Segurança na Era Digital e oficinas de Inglês e Italiano. As aulas são gratuitas. As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar no CTC de seu interesse, no horário de 13h às 17h, exceto para CTC Lapinha que atende de 8h às 14h.

Todos os cursos e oficinas são presenciais e acontecem de uma a duas vez por semana, com opções de turmas em diversos horários. Mais informação pelo telefone: (31) 3689-5608 e 3689-7101.

Sobre os cursos e oficinas

No curso de Informática Básica o aluno aprenderá as principais noções e conhecimentos de informática básica, tais como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar emails, utilizar editores de textos, criar planilhas, slides, entre outras atividades. Requisito: idade mínima de 12 anos.

Já os interessados em fazer curso de Imagem e Edição de Vídeo aprenderão sobre os conhecimentos técnicos e artísticos necessários ao processo de edição e tratamento de imagens e vídeos. Requisito: idade mínima de 15 anos, conhecimento em informática básica e mídias digitais.

Leia o manifesto. O dia “D” instituído pela Resolução do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS nº 638/2018 em comemoração à promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS em 07 de dezembro de 1993, tem por objetivo a promoção por meio de campanhas institucionais da política de assistência social e a defesa em torno dos direitos socioassistenciais e do combate ao preconceito contra a usuária e o usuário do SUAS.

Leia mais...

Com o apoio do Governo de Estado, através da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, o Centro de Referência da Mulher de Lagoa Santa recebeu no último dia 05/06 mais um veículo para melhoria do trabalho da equipe no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e/ou de gênero. Mais agilidade e efetividade no enfrentamento e combate à violência de gênero e na defesa dos direitos da mulher do município.

O atendimento do Centro de Referência foi ampliado através de parceria entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. A partir de agora, a mulher que procurar a Delegacia será acolhida por uma profissional da psicologia no Espaço "Mulher Legal", no próprio local. O atendimento será contínuo, sob agendamento e também de prontidão, em situações de emergência, mediante contato telefônico da delegacia para a Centro de Referência.

Os atendimentos serão realizados com total sigilo sobre os fatos relatados e a mulher, após acolhida, será encaminhada para o Centro de Referência para o atendimento integral com profissionais da psicologia, serviço social e assessoria jurídica.

O combate aos abusos devem começar desde a primeira agressão como: piadas ofensivas, chantagem, excesso de ciúmes, ridicularização e humilhação em público. Cabe a mulher e pessoas próximas denunciarem, pelo disque 180 ou ligue para a Polícia Militar de Minas Gerais no 190.