Sob a coordenação do DER e da Setop, a partir desta terça-feira, de 30 de dezembro, o sistema de transporte intermunicipal que opera em Lagoa Santa será interligado ao Move. Algumas linhas executivas existentes, como as que interligam Lagoa Santa ao Centro de BH, serão transformadas em linhas alimentadoras até o terminal Morro Alto, onde o embarque dos passageiros serão realizados nos ônibus que compõem o sistema Move.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) com a implantação do Move Metropolitano, os passageiros não terão gasto a mais com a passagem e o funcionamento do sistema metropolitano seguirá a mesma lógica do Move em Belo Horizonte com passageiros embarcando em linhas alimentadoras até a estação Morro Alto, de onde partirão ônibus articulados e do tipo padrão rumo aos pontos localizados no trajeto do Move, incluindo a região hospitalar, a Alameda da Serra, em Nova Lima, e a Cidade Industrial, em Contagem.

No sistema Move, continuarão válidas as integrações tarifárias em vigor com o metrô e com as próprias linhas metropolitanas. Além disso, o passageiro que descer na Região Metropolitana, e depois for seguir viagem até outra cidade, tem prazo de até 90 minutos para pagar apenas 50% da tarifa de menor valor. O usuário que precisar utilizar o sistema de integração poderá optar por um cartão unitário recarregável ou com cargas de R$ 10 ou R$ 20. Estas opções vão estar disponíveis para venda nos coletivos. Ainda conforme a SETOP, quem já possui o cartão “Ótimo” também poderá utilizar o sistema normalmente.

Pontos de desembarque

A previsão da Setop é de que o embarque e desembarque para os bairros e regiões no trajeto do Move aconteçam de três em três minutos tanto no corredor da Avenida Cristiano Machado quanto no corredor da Avenida Antônio Carlos. Outro atendimento será realizado de nove em nove minutos da estação Morro Alto até o centro sem parar pelos pontos localizados nos corredores.

Ao longo dos corredores exclusivos do Move, os passageiros terão a opção de desembarcar em 20 estações de transferência na Avenida Antônio Carlos e oito ao longo da Cristiano Machado, de onde poderão optar por embarcar em linhas da BHTrans, pagando segunda tarifa.

Localização e segurança

Félix afirma que o tempo de viagem até o terminal que ficará localizado no bairro Morro Alto será de apenas de 35 minutos. Em relação as questões de localização e de segurança, o diretor enfatiza a preocupação dos usuários do transporte coletivo da cidade em relação à localização da Estação Morro Alto. Em visita ao local o diretor constatou que ela se encontra há cerca de dois quilômetros da MG-010, atrás da Cidade Administrativa, bem como existe um pelotão da Polícia Militar e uma Delegacia de Polícia Civil próximas à estação e ainda, recentemente foi instalado um ponto de apoio da Polícia Militar dentro da estação.

A translago também tem atuado junto a SETOP e a empresa operadora no sentido de efetuar a reestruturação dos quadros de horários das linhas intermunicipais. De acordo com a nova proposta mais 18 viagens nos dias úteis e 14 aos sábados/domingos/feriados serão acrescentadas aos horários atuais. “Estamos trabalhando no sentido de manter o primeiro horário as 02h50 e o próximo horário a partir das 04h com intervalos nos horários de pico de três a 10 minutos. Esperamos também poder resolver o grande problema no final com a inclusão de novos horários no sistema”, diz Félix.