Passa a vigorar a partir deste domingo, 28/12, o novo valor da tarifa de ônibus intramunicipal na cidade (Consórcio Lagoa Viva). Por determinação contratual, o reajuste das tarifas geralmente ocorre ao final do ano. Entre os fatores alegados pelo consórcio e que pesaram no reajuste estão os gastos com combustível, custo com pessoal, manutenção da frota de veículos, acrescido do Dissídio Coletivo dos Operadores. O reajuste concedido foi de R$ 0,20 (vinte centavos).

O Consórcio havia solicitado um reajuste percentual de 14,83%, porém, a Translago não aceitou a proposta e emitiu o parecer de que o reajuste ideal seria dos R$ 2,90 atuais, para R$ 3,10 (três reais e dez centavos), ou seja, 6,9% de reajuste, o que segundo o órgão de trânsito foi o menor índice de reajuste concedido na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o diretor da Translago, Roberto Félix, na atual conjuntura, qualquer percentual que elevasse o preço da passagem acima dos R$ 3,10 iria sacrificar muito o trabalhador, principalmente àqueles que não recebem o vale transporte. “Cumprimos o que reza o contrato de concessão do transporte coletivo em relação ao reajuste anual de tarifa. Nossa preocupação foi não penalizar o usuário, por isso, avaliamos as planilhas enviadas pelo consórcio e concedemos o reajuste justo”, disse.

Ainda segundo o diretor, a insistência por parte do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) e do Consórcio Lagoa Viva foi grande no sentido de que se fixasse a tarifa em até R$ 3,20 ou na pior das hipóteses em R$ 3,15. Porém, a Translago conseguiu demonstrar tecnicamente a impossibilidade da concessão de reajuste acima dos R$ 0,20 (vinte centavos), inclusive com impactos negativos na economia do município.

Tarifa intermunicipal

Conforme matéria publicada no jornal “Estado de Minas”, as tarifas dos ônibus que atendem 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (intermunicipal) terão reajuste de 12,78% a partir desta segunda-feira, (29).

De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), serão afetados os preços das passagens de 745 linhas, que transportam uma média diária de 823 mil passageiros em toda a Grande BH. O órgão também informa que haverá reajuste nas tarifas de táxis metropolitanos, que ficarão 8,21% mais caras.