A Prefeitura de Lagoa Santa participou, nesta sexta, 14 de março, da solenidade de inauguração do Centro de Recuperação em Dependência Química (Credeq). A unidade, sediada no município, é a primeira construída especificamente para o tratamento de drogas e foi implantada em parceria com o Governo do Estado. A cerimônia foi promovida no Aeroporto Industrial de Belo Horizonte, espaço inédito do gênero, anexo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, juntamente com a realização de outras inaugurações.

O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, falou em nome dos demais prefeitos da região. Ele ressaltou que “a inauguração do Credeq representa a face humana e sensível do Governo do Estado, promovendo a inclusão na sociedade das pessoas que necessitam de auxílio.”

Também de acordo com o prefeito, “os dependentes químicos que forem atendidos pelo Credeq deverão ter disciplina, e isso pode ser conquistado diariamente, ao lerem a placa de inauguração, que contém o nome do governador Antonio Anastasia. O seu sobrenome tem origem Greco-italiana e significa ‘nascer de novo’. Isso pode inspirá-los a seguir em frente em sua recuperação”.

O governador Antonio Anastasia destacou a importância da inauguração do Credeq, uma vez que as drogas constituem um problema no século 21. “Assim como o prefeito Dr. Fernando disse, é muito importante acolher os dependentes químicos. Também é preciso combater o tráfico, pois, a cada dez homicídios, nove estão relacionados ao tema”, salientou.

Estrutura

O Credeq foi implantado em parceria entre os governos municipal e estadual. A Prefeitura de Lagoa Santa doou o terreno, de cerca de 20.000 m2, e foi responsável pelo processo licitatório e pela execução das obras. O Governo do Estado investiu R$ 1,5 milhão no Centro.

A nova sede do Credeq está situada no bairro Palmital III e observou as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a recuperação de pessoas quimicamente dependentes.

O local dispõe de blocos de terapia, área para terapias externas, enfermaria, consultórios médicos e odontológicos, alojamentos pessoais para as pessoas em regime de internamento, um bloco administrativo, além de equipamentos de apoio de cozinha e lavanderia.

O fundador e diretor-executivo do Credeq, pastor Wellington Vieira, afirma que a nova sede é pioneira no Estado e no País. “A gente apresenta a obra a Minas Gerais e ao Brasil para que ela sirva de modelo, seja replicada em benefício das pessoas com problemas iguais aos que assistimos”, comentou o pastor.

Projeto Aerotrópole de Belo Horizonte

Também na solenidade dessa sexta, foi inaugurado o primeiro aeroporto industrial do país, localizado no sítio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Ainda houve a apresentação do Master Plan Econômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a assinatura do memorando de entendimento do Programa Mineiro de Bioquerosene para Aviação.

Na ocasião, todos os prefeitos municipais presentes receberam do governo estadual as diretrizes do projeto de expansão de desenvolvimento da Aerotrópole de Belo Horizonte e RMBH.

Segundo o governador Antonio Anastasia, as iniciativas vão contribuir para o desenvolvimento econômico de maneira sustentável de Minas Gerais e do país.

O evento também teve a presença de autoridades municipais, deputados estatuais, representantes de instituições bancárias e ex-dependentes químicos que já fazem parte dos trabalhos do Credeq.