Aconteceu na última sexta-feira, dia 29, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, a 1ª Conferência Regional de Políticas Sobre Drogas dos Municípios Integrantes do o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (Cisrec).

O evento teve a presença de mais de 100 participantes entre prefeitos, vereadores e secretários de saúde do consórcio, além de representantes das entidades e equipamentos públicos e privados que atendem usuários de drogas na região. O evento teve como objetivo principal fortalecer a união dos municípios e facilitar a solução de problemas comuns dos municípios consorciados. As palestras tiveram como eixo as seguintes temáticas:

I - Educação; redes sociais e mídias; participação jovem cidadã;
II - Saúde e assistência social;
III - Judicialização e assistência psicossocial.

Na abertura o prefeito, Rogério Avelar, agradeceu a presença das autoridades e ainda explanou sobre a importância da integração dos municípios para efetivar ações que podem ajudar na melhoria das cidades que muitas vezes não teriam recursos para tal.

“Desde a criação do consórcio, nunca tivemos uma união tão efetiva dos municípios e isso pode garantir recursos inviáveis para uma única cidade. E este tema é fundamental para o crescimento e valorização da assistência a saúde da região”, afirma o presidente do consórcio Rogério Avelar.

As discussões sobre os temas são uma oportunidade ímpar para os participantes se aprofundarem sobre o tema, avaliarem a necessidade de políticas públicas no enfrentamento das drogas e ainda conhecerem as experiências positivas e negativas relacionadas a cada município. Em seguida, após a tomada do grupo de discussões, foram definidas as propostas finais e a eleição de delegados para representar a conferência na edição estadual.

Uma das propostas mais relevantes na conferência é a construção da rede integrada de Saúde Mental e a implantação da regionalização da assistência psicossocial (CAPs) na região das cidades que integram consórcio.

Sobre o Cisrec

O consórcio formado pelos municípios de Capim Branco, Confins, Funilândia, Jaboticatubas, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Ribeirão das Neves, Santana do Riacho, Matozinhos, São José da Lapa e Vespasiano atualmente é presidido pelo prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar.

cisrec 1

cisrec 2