O município de Lagoa Santa tem assumido um compromisso cada vez mais firme em relação à transparência com o intuito de fortalecer a confiança dos cidadãos e promover uma gestão mais clara e responsável.

Para isso, várias iniciativas vêm sendo adotadas pela administração para ampliar o acesso às informações de interesse público. Uma delas é a implementação do Portal da Transparência.

Nele encontram-se dados detalhados e atualizados dos orçamentos, gastos, contratos, licitações e todas as atividades executadas pela Prefeitura. Isso não apenas democratiza o acesso às informações de interesse público, como também permite uma prestação de contas mais efetiva por parte dos gestores.

A gestão pública tem promovido ações que estimulem a participação popular, pilar essencial em direção à transparência. Audiências públicas, consultas e mecanismos de interação direta com os munícipes têm se mostrado fundamentais para envolver a comunidade nas decisões relevantes, promovendo uma governança mais inclusiva e responsiva.

Outros posicionamentos também são adotados pela gestão que objetiva alcançar a transparência, tais como: a ética, a educação e a capacitação dos servidores. No caso da ética nas contratações e na condução dos processos administrativos, busca-se evitar práticas questionáveis e assegurar a idoneidade na gestão pública.

Já no que tange à educação e à capacitação dos servidores municipais, a prática  tem sido fundamental nesse processo para compreender a importância da transparência e implementar as práticas adequadas para alcançar o compromisso com a transparência.

Num contexto em que a confiança na gestão pública é essencial, a transparência não é apenas uma obrigação legal, mas também uma necessidade para estabelecer um vínculo de confiança entre a sociedade e os governantes.