CESAM – Lagoa Santa: O Centro de Referência em Saúde Mental é mais um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde

Clique em Leia mais...
O Centro de Referência em Saúde Mental - CESAM é mais um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde que atende crianças e adolescentes (de zero a 17 anos) com transtornos mentais e emocionais como autismo, esquizofrenia, hiperatividade, depressão, dificuldades da fala e outros.

Inaugurado em outubro de 2006, acolhe crianças e adolescentes que foram encaminhados pelos Postos de Saúde da Família, CAPS, CRAS, APAE, Conselho Tutelar, Posto Central, Santa Casa e Escolas. A partir deste encaminhamento é traçado um plano terapêutico para cada criança com as atividades adequadas. Todas são desenvolvidas individualmente ou dependendo da necessidade, em grupos, além da orientação aos pais ou responsáveis e passeios para a integração da criança com a comunidade.

Segundo Cássia Bastos, o CESAM integra a rede municipal de Saúde Mental que também compreende o CAPS AD - álcool e outras drogas e CAPS 1 – Adulto. “O Centro de Referência está voltado para a promoção à saúde, prevenção de doenças, tratamento e habilitação social, sem se descuidar da integração com as famílias e produzindo impactos reais na qualidade da saúde mental na nossa cidade”, declara a coordenadora.

Para a psicóloga Patrícia Dahas, “o trabalho do CESAM é fundamental para o desenvolvimento psicossocial, pois contribui para a reorganização da vida da criança e que gera consequentemente um adulto saudável. Segundo a fonoaudióloga Mônica Martins, que também faz parte da equipe, o trabalho do fonoaudiólogo é essencial para o desenvolvimento das funções orais, habilidades auditivas e lingüísticas.

Argentina Alves Batista é mãe da criança F.B.F., atendida no CESAM. “Vejo que depois das atividades que meu filho tem no CESAM ele tem melhorado muito”, diz. Já Gilson Ferreira, pai da criança G.A.T.S. comenta que o filho tem consulta marcada com a fonoaudióloga toda semana. “Tem dois anos que ele faz o tratamento no CESAM e a dicção dele melhorou muito”, confirma.
Atualmente o Centro de Referência em Saúde Mental atende semanalmente 130 crianças/adolescentes. A equipe é composta por Neurologista, Psiquiatra, Pneumologista, Psicólogo, Psicopedagoga, Fonoaudiólogo e Auxiliar de Enfermagem.

O CESAM fica na Rua Aleomar Baleeiro, 316, no Centro e funciona de segunda à sexta, das 7 às 18 horas.
Para mais informações, o telefone é o 3689-3890.