Carta aberta aos cidadãos, cartazes nos ônibus circulares e escolares, folhetos informativos e banneres em 22 instituições municipais de saúde e faixas pela a cidade. Assim é a campanha que a Prefeitura de Lagoa Santa lançou na cidade para esclarecer a população sobre a decisão unilateral da Santa Casa de Misericórdia em suspender a realização de procedimentos obstétricos (partos) e atendimentos de urgência e emergência médica.

Em curtos e pouco esclarecedores comunicados, a instituição de Saúde comunicou à Prefeitura que não mais fará partos e atendimentos de urgência/emergência, respectivamente a partir dos dias 20 e 30 deste mês.

Carta aberta
Na carta aberta, datada em 29 de agosto e assinada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura explica “que a suspensão da maternidade está ocorrendo sem a ocorrência de fatos que a justifiquem, já que os repasses previstos por lei para financiá-la estão atualizados e ocorrem dentro dos prazos acordados”. Considera também que “ginecologia e maternidade são direitos sociais e fundamentas que não pode ser negligenciados”.

Quanto à suspensão dos serviços de Pronto Atendimento, a administração municipal vê nesta atitude “um despropósito”, já que ocorrerá antes da inauguração do novo Pronto Atendimento 24H do bairro Várzea, com previsão para o final de 2013.

Panfleto

O panfleto, que será distribuído nas 22 instituições de saúde de Lagoa Santa, chama atenção para o fato de que Prefeitura e Santa Casa de Misericórdia são instituições completamente independentes, não fazendo parte da uma mesma estrutura. “A confusão,no entanto, tem explicação: serviços oferecidos pela instituição, como partos e atendimentos de urgência/emergência são custeados pelo com recursos do Sistema Único de Saúde, cujo gestor local é a Prefeitura Municipal”.

Explica também as alternativas que os cidadãos de Lagoa Santa terão com o fim dos serviços de saúde oferecidos pela Santa Casa por meio do SUS.

Banneres e Cartazes

Os cartazes fixados nos 40 ônibus do sistema municipal de transporte coletivo informam a decisão unilateral da Santa Casa em suspender a realização de partos a partir do dia 20/09 e de pronto atendimento no dia 30 deste mês. Neste impresso, a Prefeitura informa que está montando serviço alternativo de pronto atendimento, cujo início de funcionamento será comunicado em breve à população. Informa também que as parturientes serão encaminhadas para Vespasiano, até que seja encontrada outra solução definitiva. Fornece também o número do telefone da Ouvidoria de Saúde (0800 095 5155), que funciona de 9 às 18h, para informações complementares. Os banneres, instalados nas unidades de saúde tem as mesmas informações.

{oziogallery 502}

Anexos: