A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, realizou nessa sexta-feira, 08/11, ás 8h, na Escola Municipal Professora Claudomira, no bairro Brant, uma apresentação da Transitolândia para os alunos do turno da manhã, com idade de 6 a 13 anos. O evento, que é uma ação idealizada pela equipe de Vigilância e Saúde, teve o intuito de educar as crianças para o trânsito.

As atividades educativas foram conduzidas pelos cabos Renato e Barroso, da Companhia de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais. O cabo Renato definiu o conceito de trânsito. “Trânsito é o movimento ordenado de veículos, pessoas e animais em uma determinada via”.

Os policiais simularam diversas situações que ajudaram professores e alunos a absorverem o conceito de mão e contramão, os significados dos sinais de trânsito e como realizar a travessia correta das ruas. De acordo com cabo Renato, a maioria dos acidentes de trânsitos relacionados a crianças ocorre quando elas descem dos ônibus ou escolares, e executam a travessia pela frente do veículo.

Foram cerca de duas horas de instrução descontraída, e o aluno Gabriel Maurício, de nove anos, que durante todo evento se mostrou interessado, declarou “eu gostei muito da parte em que ele (cabo Renato) ensinou a atravessar a rua”.

A professora Guiomar Cristiana, disse ter achado interessante à palestra: “a maneira que as regras de trânsito são explicadas envolve as crianças, não deixando que se dispersem”.

Por ser demorada e exigir atenção dos alunos, as turmas do primário, formadas por crianças de idade média entre dois a cinco anos, não participaram da Transitolândia realizada na quadra da escola. Os policiais, no entanto, fizeram questão visitar as salas ausentes à atividade.

A responsável pelo evento e referência técnica em violência, Marcella Milan, disse esperar que, no próximo ano, a apresentação possa ser realizada para todos os alunos da escola.