altLagoa Santa teve avaliação considerada positiva pelo Ministério da Saúde ao apresentar baixo índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti). Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1.315 cidades brasileiras.

O LIRAa, avalia as cidades de acordo com o número de residências vistoriadas e os focos de dengue encontrados, classificando os dados obtidos dentro de uma tabela que pode variar de menos 1%, em que o índice é considerado satisfatório, ou superior a 4%, índice considerado alarmante. Este ano Lagoa Santa obteve resultado de 0,5.

De acordo o coordenador do Núcleo de Vigilância e Saúde, André Luiz, para a cidade obter resultados positivos no levantamento realizado entre 1º outubro e 08 de novembro, pelo LIRAa, a Secretaria de Municipal de Saúde teve que realizar um trabalho continuo com base na prevenção como, mutirão de limpeza, ações educativas nas escolas, divulgação com parcerias religiosas, vacinas homeopáticas ( a vacina não deixa o paciente imune, apenas ameniza os sintomas) e o monitoramento das residências.

Apesar do desempenho satisfatório da cidade de Lagoa Santa no levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o sudeste foi à região que mais notificou casos da doença em 2013, representando 63,4.

alt