O Ministério da Saúde incluiu o município de Lagoa Santa no Projeto Olhar Brasil – Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade, que tem por objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração, visando reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e à aquisição de óculos. A inclusão do município foi homologada pela Portaria Nº 2725, de 13 de novembro.

No ano que vem, o Ministério destinará ao Fundo Municipal de Saúde a importância de R$49.776,78, que vai custear os serviços que serão prestados por instituições conveniadas.

“Este será mais um serviço de saúde a ser oferecido pela Prefeitura à população, seguindo as diretrizes da nossa administração de promover a inclusão social dos segmentos mais vulneráveis da população”, afirmou o prefeito Dr. Fernando Pereira. “Com o novo programa, alunos do ensino fundamental e do programa de alfabetização de adultos passarão por uma consulta anual com o objetivo de identificar e corrigir problemas visuais que afetem o seu desempenho na escola”, complementou ele.

O Secretário de Saúde, Fabiano Moreira, afirmou que Lagoa Santa será a primeira cidade do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte a ser incluído no Projeto Olhar Brasil.

Refração

Os problemas visuais relacionados à refração - miopia e hipermetropia - impedem que os alunos enxerguem objetos como o quadro negro, dificultando o entendimento do que está sendo explicado em sala de aula.