altCom o objetivo de aprimorar o atendimento à população, a Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o II Seminário de Capacitação das Equipes de Saúde, nesta quarta, 4/12, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund. O evento reuniu profissionais do setor, que trocaram informações importantes sobre diversos temas.

O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Moreira, foram representados pela coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde (Nasf), Maria de Lourdes Peixoto. Ela ressaltou que a qualificação contínua das equipes de saúde favorece o aperfeiçoamento do atendimento à população.

Representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Robertinho, o Pastor Fidélis parabenizou o prefeito Dr. Fernando e o secretário Fabiano pelo “trabalho eficiente que vem sendo realizado”. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Oliveira, salientou a importância da realização do II Seminário, já que o evento favorece o diálogo e a troca de informações.

Também representando a categoria médica, João Borges destacou que “a interação entre todos os profissionais é o caminho adequado para melhorar, cada vez mais, o atendimento.”

Palestras

O público também assistiu a diversas palestras, que abordaram temas como a reestruturação da assistência farmacêutica, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e as doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a médica Renata Giffoni, inicialmente, o vírus HIV era considerado como uma doença relacionada a grupos de risco. Atualmente, segundo a profissional, há o conceito de atitudes de risco, a exemplo de compartilhamento de seringas, relações sexuais desprotegidas, entre outras. Renata também chamou a atenção para a necessidade das mulheres tomarem cuidado com a AIDS, pois elas vêm contraindo a doença em maior frequência do que os homens.

O farmacêutico Adson José Moreira alertou para a importância da utilização correta dos medicamentos. Segundo ele, metade dos pacientes utiliza os remédios de maneira inadequada, o que pode causar intoxicações. Também de acordo com o profissional, as farmácias são consideradas como unidades de saúde, o que traz a necessidade de haver maior vínculo dos pacientes com os estabelecimentos.