A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa realizou, nesta sexta-feira, 10/01, na Escola Municipal Professora Claudomira, uma palestra sobre “Planejamento Familiar”, para homens e mulheres que pretendem passar pelo processo de vasectomia ou ligadura de trompas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a ginecologista Lysia França, da rede municipal de saúde, falou aos presentes sobre outros métodos contraceptivos disponíveis no mercado.

“Existem outras formas de evitar a gravidez, pois o maior risco que vocês correm ao optar pela vasectomia e ligadura de trompas é de se arrependerem futuramente” declarou a médica.

A ginecologista explicou as vantagens e desvantagens de cada um dos medos contraceptivos existentes como a pílula, a camisinha feminina e masculina, o diafragma, o dispositivo intra-uterino (DIU), pílula do dia seguinte e adesivos. De acordo com Lysia, cada pessoa tende a se adaptar melhor a um desses dispositivos e em caso de dúvidas o médico deve ser consultado.

Motivação variada

Durante a palestra, as pessoas puderam tirar dúvidas sobre período fértil e os procedimentos realizados nas cirurgias de vasectomia e ligadura. Mesmo após optar pela injeção por dez anos, Luciene Coelho Gomes, de 33 anos vai realizar em breve a cirurgia de ligadura. “Tenho três filhos e estou satisfeita, não quero mais tomar injeção a cada três meses” afirmou.

Para a psicóloga Cristiane Santos, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que acompanha as pessoas que pretendem realizar a cirurgia de vasectomia e ligadura, não tem sido a idade nem o grande quantidade de filhos o fator determinante para essa decisão. “As pessoas que procuram pelas cirurgias tem características diversificadas. Algumas, com apenas um ou dois filhos, outras, muito novas, com a justificativa que tal escolha é o procedimento mais eficaz”, afirmou a psicóloga Cristiane Santos.

Cirurgias gratuitas

Os interessados em realizar a cirurgia de forma gratuita devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e pedir uma “Solicitação, autorização para contracepção cirúrgica”. Deve levar em consideração que a cirurgia só é autorizada para pessoas com idade igual ou superior a 25 anos ou ter mais de dois filhos. De acordo com a ginecologista Lysia França, as cirurgias de ligadura só são realizadas juntamente com partos cesariano se outra gravidez implicar risco ao paciente.