Mutirão de limpeza, monitoramento de locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor e elaboração do Protocolo de Manejo Clínico e de Diagnóstico da Dengue são algumas das ações realizadas pela Prefeitura de Lagoa Santa para prevenir e combater a doença.

O assunto foi tema de entrevista nesta quarta, 15/01, na Rádio Super FM, com a participação do coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde, André Luiz Custódio de Paula.

Ele destacou que outras ações estão previstas, a exemplo da circulação do carro-fumacê em todos os bairros de Lagoa Santa e a inspeção em residências.

Segundo o profissional, o produto usado nos carros-fumacê não é prejudicial aos seres humanos e aos animais domésticos, sendo elaborado para erradicar apenas o mosquito transmissor da dengue. “Quando o carro passar pela rua, não é preciso fechar as janelas, pois a fumaça não faz mal para as pessoas e para cães e gatos”, garantiu.

A Secretaria Municipal de Saúde também vem realizando outras iniciativas para erradicar a dengue, a exemplo da capacitação de médicos e enfermeiras. O órgão ainda prevê a elaboração de mais ações, como a realização de blitzes e palestras educativas em escolas.

Balanço de 2013

De acordo com André Luiz Custódio de Paula, no ano de 2013 não houve registro de casos de dengue hemorrágica ou com complicações em Lagoa Santa. O município teve avaliação positiva do Ministério da Saúde, pois apresentou baixo índice de infestação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti).

Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mediu o nível de infestação do mosquito em 1.315 cidades brasileiras.

Prevenção da dengue

Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde explica que é preciso evitar acumular água em pneus, manter as garrafas viradas para baixo ou fechadas, e lembra que, ao realizar a troca da água nos vasos de plantas, é necessário limpar o recipiente com água e sabão, para erradicar os ovos do mosquito.

Limpeza de lotes

Ainda durante a entrevista à Rádio Super FM, o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Prefeitura informou que, nos casos de lotes sujos e sem a limpeza adequada, a população pode entrar em contato com os setores de Posturas e de Meio Ambiente, para que o dono do terreno seja notificado.

André Luiz Custódio de Paula também esclareceu que os setores da Prefeitura realizam, com a autorização do proprietário, a inspeção de lotes, não sendo de competência do Poder Executivo Municipal a realização da limpeza dos terrenos.