O secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, Fabiano Moreira, destacou no programa Saúde em Foco, que foi ao ar na manhã desta quarta-feira, 22/01, pela Super FM, a destinação de 25% dos recursos municipais para investimento em saúde pública e o credenciamento da cidade no Centro Viva a Vida, em Santa Luzia. Os recursos para a saúde pública este ano representam o dobro do que foi investido no ano passado pela administração municipal.

“As mudanças na área da saúde vão implicar em melhorias para toda a população. A adesão ao Centro Viva a Vida vai gerar cerca de 200 vagas mensais, distribuídas entre as especialidades de urologia, mastologia, ginecologia, pediatria e mamografia”, afirmou Fabiano.

O secretário também destacou a implantação próxima do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que será baseado no Pronto Atendimento Municipal (PAM), no bairro Várzea, que deve ser concluído até o fim de fevereiro.

De acordo com Fabiano Moreira, além da construção da Unidade de Saúde da Família (USF), no Palmital, serão ampliadas as que já estão em funcionamento na Vila Maria, em Moradas da Lapinha, no Visão e em Francisco Pereira.

Balanço 2013

Com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes a 2013, Fabiano informou que foram realizadas 81.089 consultas médicas nas unidades da rede municipal de saúde espalhadas pela cidade e 1300 novos acolhimentos de saúde mental. Ele destacou a ampliação do horário de funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial, (Caps) e das farmácias municipais.

O secretário esclareceu que o número de médicos que atendem na rede pública passou no ano passado, de 28 para 59, e que foram implantadas 17 novas especialidades médicas, entre elas dermatologia, endocrinologia e pneumologia.

Compromisso

Na entrevista, Fabiano Moreira, afirmou que a Prefeitura está “de fato” empenhada em resolver os problemas de saúde na cidade e, para isso, conta com apoio da população. Ele disse as portas da Prefeitura estarão sempre abertas às pessoas que necessitam de assistência e apoio.