alt

Oferecer à população ações regionais em saúde a custo reduzido e com qualidade superior é o objetivo da Prefeitura de Lagoa Santa ao integrar o Consórcio Aliança, por meio do Centro Viva Vida e Hiperdia Minas Santa Luzia Dr. Paulo César Soares. A cerimônia de adesão à iniciativa foi realizada nesta terça, 22/01, com a presença do prefeito deLagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, na Escola Municipal Dr. Lund.

Dr. Fernando destacou que “na moderna gestão dos municípios, não há limites geográficos. É como se a região metropolitana fosse uma grande cidade. Isso é um altposicionamento lógico e inteligente”. Ainda de acordo com o prefeito, “é uma grande honra para Lagoa Santa firmar parceria com o Consórcio.”

O Centro Viva Vida e Hiperdia é um serviço de saúde bem equipado, apto para receber usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Lagoa Santa. A unidade, sediada no município de Santa Luzia, vizinho de Lagoa Santa, oferece consultas e exames especializados de média complexidade em planejamento familiar, pediatria, mastologia e urologia aos usuários do SUS. Também dispõe de consultórios, sala para pequenas cirurgias, postos de enfermagem, entre outros equipamentos médicos.

O secretário de Saúde de Lagoa Santa, Fabiano Moreira, ressaltou a importância do Convênio, no sentido de que a iniciativa vai beneficiar a população. Ele também lembrou das principais ações realizadas pela Secretaria em 2013, como o aumento de 28 para 59 no número de médicos no município, o incremento de 11 para 28 na quantidade de especialidades médicas que oferecem atendimento, e na aplicação, em 2014, de 25% do orçamento municipal para a saúde, valor inédito na história de Lagoa Santa.

Vantagens do consórcio

O diretor executivo do Consórcio Aliança, Paulo de Tarso Auais, explicou que o mecanismo oferece vantagens. “Como é um consórcio público, trata-se da união de municípios para uma atuação regional, a fim de desenvolver ações com maior qualidade de atendimento e economia de recursos”, ressaltou.

A diretora do Centro Viva a Vida, Marli da Conceição Pinto, informou que a unidade tem uma média de 5.600 atendimentos por mês e é bem equipada para receber pacientes de Lagoa Santa.

Lagoa Santa fica a aproximadamente 21 km de Santa Luiza pela rodovia MG-10 e o tempo de duração da viagem é de 22 minutos.

alt