altA Prefeitura Municipal de Lagoa Santa promove de quinta-feira, 6/02, a 15/05, o Mutirão de Limpeza Contra a Dengue 2014, que cobrirá neste período todas as regiões da cidade. O Mutirão é uma iniciativa preventiva de saúde pública que tem por objetivo recolher materiais capazes de armazenar água, que possam ser focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegpty), como pneus, garrafas de todos os tipos, vasos de planta velhos e latas de alumínio.

Além de recolher materiais, os agentes de combate a endemias do Departamento de Controle de Zoonoses participantes do Mutirão, realizarão vistorias domiciliares e transmitirão

alt

informações sobre as formas de combate ao mosquito transmissor. Os materiais recolhidos serão transportados em caminhões da Coordenação de Limpeza Urbana/Diretoria de Meio Ambiente para locais seguros, onde serão selecionados para reaproveitamento pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare).

A primeira etapa da campanha será realizada nos bairros Morro do Cruzeiro, São Geraldo e Santos Dumont, na próxima quinta-feira, 6/01, de 8h às 15h. A partir desta data, o Mutirão de Limpeza Contra a Dengue visitará uma região diferente da cidade a cada semana, sempre às quintas-feiras.

“Apesar de Lagoa Santa ter um dos menores índices de infestação entre as cidades vizinhas, é bom lembrar que 80% dos focos se encontram dentro de casa. Por isso, a vigilância e a participação dos cidadãos são muito importantes”, esclarece o coordenador de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, André Luiz de Paula.

O coordenador informa que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti realizado pela Secretaria entre 13 e 17 de janeiro, de acordo com os padrões do Ministério da Saúde, revelou que o Índice de Infestação Predial (IIP) em Lagoa Santa é de 0,9%, abaixo, portanto, do percentual mínimo de 1% estabelecido pelo Ministério da Saúde. Situação diferente de cidades do entorno de Lagoa Santa.

“Apesar do controle eficiente, devemos ser bastante ativos no combate ao mosquito principalmente no período endêmico, que vai de novembro a abril de cada ano”, adverte André, revelando que no final do ano passado foi feito um mutirão na Lapinha.

Veja na tabela abaixo as datas e os locais onde serão realizados os Mutirões de Limpeza contra a Dengue: