altO prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, participou, nesta quinta, 30/01, da inauguração da sede do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS), em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Recentemente, Lagoa Santa aderiu ao Consórcio por meio do Centro Viva Vida e Hiperdia Minas Santa Luzia Dr. Paulo César Soares. O CIAS, integrado por 81 municípios, oferece atendimento regional com qualidade superior e a custo reduzido pelo Sistema Único de Saúde.

Transporte especial de passageiros

O evento também foi marcado pelo anúncio de que o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) vai atender Lagoa Santa. O sistema vai transportar os usuários do SUS para exames e consultas especializadas fora de seu domicílio, em micro-ônibus equipado com ar-condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e monitorado via GPS.

O prefeito Dr. Fernando ressaltou a importância da participação de Lagoa Santa no Consórcio Aliança, uma vez que “o CIAS busca aprimorar a atenção de urgência e emergência, oferecendo os melhores atendimentos de referência para a população”. O secretário municipal de saúde, Fabiano Moreira, destacou que o transporte de passageiros pelo Sets vai beneficiar o município.

Também participaram do evento o presidente do Consórcio Aliança, Márcio Reinaldo Dias Moreira, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Wagner Ferreira, o deputado federal Eduardo Azeredo, o secretário executivo do Consórcio Aliança, Paulo de Tarso Auaís, entre outras autoridades.

A nova sede do Consórcio, localizada na rua Rio de Janeiro, 471, Centro, também abriga o Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS).