Em entrevista ao programa Saúde em Foco, da Super FM, na manhã desta quinta-feira, 12/02, a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Luiza Lima, anunciou dois eventos importantes em sua área no mês de fevereiro. O primeiro deles é a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação de Familiares e Usuários da Saúde Mental de Lagoa Santa. O segundo é a festa de Carnaval para os pacientes das unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

A eleição para a formação da Diretoria Executiva do Conselho Fiscal da Associação de Familiares e Usuários da Saúde Mental será na quinta-feira, 20/02, às 14h, na Rua Júlio Clóvis Lacerda, 491, Centro, ao lado do poliesportivo. Os candidatos à diretoria-executiva devem ser usuários ou seus familiares, cientes de que essa é uma organização sem fins lucrativos, que visa lutar pelos direitos e bem estar das pessoas com transtornos psicossociais.

Para animar o mês de fevereiro, o Centros de Atenção Psicossocial (Caps1), vai realizar na sexta-feira, 28/02, no Iate Clube, na orla da Lagoa Central, de 9h às 13h, um evento carnavalesco para os pacientes atendidos pela instituição.

Na entrevista, Luiza Lima, também informou que a Secretária Municipal de Saúde estuda a possibilidade de implantar nas unidades do Caps, um serviço de atendimento às famílias de dependentes químicos. Outro projeto que está sendo avaliado é a possibilidade da realização de trabalho em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Caps


O serviço de atendimento à saúde mental em Lagoa Santa é referência para cidades da região, como Vespasiano, Pedro Leopoldo, Santana do Riacho, dentre outras. Atualmente o município presta serviços voltados para saúde mental por meio de três unidades Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): o Caps I atende psicóticos e neuróticos graves; o Caps AD, para usuários de álcool e drogas; e o Caps i, que trata transtornos graves e crianças dependentes de álcool e droga.