A referência técnica no programa Saúde na Escola, Caroline Valle, destacou na manhã dessa quarta-feira, 19/02, no programa "Saúde em Foco", da Super FM 87,9, que está previsto para o primeiro semestre de 2014 uma nova ação voltada para prevenção da dengue e ao estímulo ao desenvolvimento sustentável. Caroline informou também sobre a realização de um segundo seminário com profissionais de saúde e educação, para definir metas e estratégias a serem trabalhadas nas escolas durante o ano.

O objetivo da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa/Secretária de Saúde ao implantar uma ação voltada para a dengue e o desenvolvimento sustentável no programa Saúde na Escola é fazer com que crianças e adolescentes sejam agentes, promotores e divulgadores dessa idéias dentro e fora dos locais onde estudam. A iniciativa atende atualmente cerca de 12 mil crianças em escolas municipais e estaduais na cidade.

O Programa

O “Saúde na Escola” tem a adesão da Prefeitura de Lagoa Santa renovada a cada ano e funciona em parceria com o governo federal. O programa concede incentivos para que as secretarias municipais de Educação e Saúde trabalhem em conjunto, realizando palestras e atividades voltadas para a alimentação saudável, educação sexual e reprodutiva. Promove também a avaliação nutricional, controla os cartões de vacina e a saúde bucal dos estudantes.

As ações e atividades desenvolvidas nas escolas são definidas a partir dos seminários anuais e encontros freqüentes entre as enfermeiras das Unidades da Família mais próxima da escola atendida, professores e diretores da instituição. Elas são planejadas levando em consideração a idade dos alunos, a realidade cultural e social de cada bairro e suas demandas.