Com o objetivo de aperfeiçoar os serviços públicos de saúde e ampliar o acesso da população a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa inaugurou nesta quarta-feira, 12/03, às 10h30, a nova sede do Serviço de Vigilância e Promoção da Saúde/ Núcleo de Vigilância em Saúde, situada na rua Mauro Caiana, nº 85, Bairro Lundceia.

"Essa estrutura veio para potencializar o sistema de saúde, pois a antiga estrutura não comportava todos os departamentos, além de não oferecer privacidade aos cidadãos que nos procuram para fazer algum tipo de denúncia", declarou o secretário Municipal de Saúde Fabiano Moreira.

Com uma estrutura ampla e confortável para usuários e servidores, a nova sede vai concentrar os serviços de Vigilância Sanitária, de Vigilância Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e Combate a Dengue e de Vigilância Epidemiológica, que reúne os programas Saúde do Trabalhador, Saúde na Escola, Violência no Trânsito e Violência Doméstica, além do setor de Imunização.

Na nova sede do serviço municipal de Vigilância e Promoção da Saúde, a população vai poder realizar denúncias, solicitar fiscalização e análise da qualidade da água em locais de interesse comum da comunidade, como minas e poços artesianos, requerer e obter a liberação de alvarás sanitários.

O departamento também vai dar suporte epidemiológico às unidades de saúde, além de realizar investigação de doenças, controle e combate à dengue, busca e orientação aos cuidados de animais peçonhentos e elaboração de projetos a serem desenvolvidos nas escolas da rede pública do município.

A sede, que tem um auditório com capacidade para receber cerca de 50 pessoas, vai ajudar na capacitação dos profissionais da área. Atualmente a o Serviço de Vigilância e Promoção da Saúde conta com uma equipe de aproximadamente 60 funcionários, entre agentes de combate a endemias, enfermeiros, biólogos, veterinários, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Oliveira, a nova sede do serviço de Vigilância e Promoção da Saúde é perfeita para receber os serviços, e vai contribuir para o desempenho das ações de prevenção a saúde que vem sendo realizadas no município.