A Prefeitura de Lagoa Santa iniciou uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) em todas as escolas do município, abrangendo as unidades públicas de ensino municipal, estadual e também a rede particular.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação nas escolas será realizada até o dia 21 de março. A imunização tem como foco as adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. A partir do dia dez de abril, a vacina estará disponível nas unidades de saúde dos bairros Aeronautas, Jardim Ipê, Palmital, Moradas da Lapinha, Centro e Campinho.

Também está prevista uma nova etapa de vacinação no mês de setembro, nas escolas. A Secretaria ainda informa que a 3ª dose da vacina é realizada cinco anos após a primeira. De acordo com a SMS, o objetivo é imunizar cerca de 1400 adolescentes.

Prevenção

O Papilomavírus humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível. Atualmente, existem mais de 100 tipos do vírus, alguns com probabilidade de causar câncer, principalmente no colo do útero.

A vacina contra o HPV é importante para prevenir essas doenças. O contágio pode ocorrer mesmo se a pessoa infectada não apresentar sintomas. Em caso de qualquer sinal ou alteração, é recomendado procurar um profissional de saúde, a fim de receber um diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado.