A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa realizou nesta quinta-feira, 13/03, às 8h, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, a primeira etapa do treinamento para os alunos da rede municipal de ensino que vão participar do projeto "Agente Mirim de Combate a Dengue- Preservar para Prevenir". O prefeito Dr. Fernando Pereira, presente ao evento, destacou a importância das crianças no processo de construção de um mundo melhor.

"A história que vocês estudam na escola não começou agora. A diferença é que hoje vocês são a história, e ela está nas mãos de vocês, que vão se tornar futuros profissionais sejam na política ou qualquer outra área, lutando pela construção de uma cidade melhor", afirmou o prefeito.

Para envolver os alunos no clima de aprendizado e descontração, a equipe da Secretária de Saúde e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare), promoveu uma apresentação teatral na qual Florisbela, uma criança de seis anos, aprendia enquanto limpava o quintal de sua casa, com a mãe Felizbina e o Palhaço Espeto. Eles ensinavam à menina o que era material reciclável e o que era lixo, fazendo com que o temível mosquito da dengue, que também rodeava a cena, sumisse assim que a bagunça fosse organizada.

Os alunos, comprometidos com o dever de repassar o que estava sendo ensinado, também assistiram uma palestra que abordou o ciclo de desenvolvimento do mosquito da dengue, o horário mais propenso ao ataque do inseto, as formas de evitar a picada e os sintomas de doença. O secretário de Saúde, Fabiano Moreira, também aproveitou a ocasião para lembrar que o combate ao mosquito transmissor da dengue é missão de toda a população.

A estudante da Escola Senhor Tito", no Palmital, destacou que evitar a dengue é como "uma receita de bolo que deve ser passada da avó para mãe e assim por diante".

Empenhada em sua missão de Agente Mirim, a aluna da Escola Dona Santinha, na Várzea, afirmou que ao voltar para escola iria transmitir a todos o que aprendeu.
No final do treinamento, os estudantes receberam certificados do projeto "Agente Mirim de Combate a Dengue- Preservar para Prevenir". Amanhã, sexta-feira, 14/03, a especialização será para os alunos do ensino infantil das escolas municipais.

Agente Mirim

O "Agente Mirim" é um trabalho multidisciplinar desenvolvido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, a Diretoria de Meio Ambiente e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare). O objetivo é contribuir na conscientização sobre as questões ambientais ligadas aos eventos do cotidiano no qual a criança está inserida.

Para participar do primeiro dia de evento, foi escolhido dentro de cada escola da rede municipal de ensino fundamental, pelas diretoras, um grupo de alunos com idade média entre sete a 14 anos, capazes de exercer a função de agentes multiplicadores das ações de combate à dengue e de consciência ambiental onde estudam e na comunidade em que vivem.