Transporte público na área da saúde foi o tema abordado na última quarta-feira, 19/03, pelo coordenador do serviço, Ronald de Souza, em entrevista concedida à rádio Super FM. Segundo ele, o setor ainda é pouco conhecido e necessita que as pessoas saibam que sua função é transportar as pessoas às unidades de saúde para consultas periódicas ou para a realização de exames em Lagoa Santa ou em cidades próximas, e não tem condições físicas ou financeiras de ir por seus próprios meios.

"Muitas pessoas não sabem da existência deste serviço e, há quem o conheça que recorre a terceiros para obter o transporte. Isso não é necessário, pois todas as pessoas têm o direito ao transporte em caso de saúde. Basta comparecer ao nosso departamento com o encaminhamento médico", explicou o coordenador.

Somente para a região de Belo Horizonte são levados diariamente cerca de 20 pacientes que necessitam fazer tratamento oncológico. O serviço de transporte também presta assistência às pessoas que precisam ir às cidades da região, como Vespasiano, Santa Luzia e Pedro Leopoldo, fazer exames, hemodiálise, perícias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e consultas.

Os pacientes atendidos pelo serviço são buscados em suas residências e recebem lanche e acompanhamento de uma técnica de enfermagem até chegarem à unidade de saúde a que se destinam. "Estamos estudando a possibilidade de ampliar a equipe de atendimento, colocando à disposição dos pacientes, nos veículos que os transportam, um médico e um psicólogo para dar assistência durante o percurso", afirmou o coordenador.

O serviço também conta com assistência de uma ambulância, para os casos de pessoas que não podem se locomover ou precisam de um tratamento especial.

Atualmente, o setor de agendamento funciona na sede da prefeitura municipal, localizada na rua São João, nº 290, no centro da cidade.