A pesquisa Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizada pela Prefeitura Municipal entre 17/03 e 21/03, revelou um índice de infestação predial de 0,5, abaixo do limite de 1 considerado ideal ministério da Saúde. O índice apurado pelo Departamento de Controle de Zoonoses/Núcleo de Vigilância em Saúde da Prefeitura revela que Lagoa Santa está entre as cidades brasileiras que apresentam baixo índice de infestação por dengue.

O novo resultado repete os bons índices das pesquisas anteriores, realizadas respectivamente em outubro de 2013 e janeiro de 2014, que foram de 0,9. Para o coordenador de Vigilância em Saúde, André Cruz, a boa posição reflete o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura, que envolve mutirões de limpeza contra a dengue e vistorias nos imóveis fechados durante o horário o comercial. O próximo levantamento LIRAa será realizado em outubro, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde informa que, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas 50 notificações de suspeita de dengue na cidade. A partir de segunda-feira, 31/03, o novo Pronto Atendimento Municipal (PAM 24H), que funciona na Rua Conde Dolabela, 1635, no bairro Várzea, vai distribuir kits de teste rápido para identificação de dengue. Crianças, idosos e pessoas com sinais aparentes da doença com complicações terão prioridade.