A Prefeitura de Lagoa Santa inaugurou, na última quinta, 27/03, o novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24h, no bairro Várzea, durante cerimônia que teve a presença da população, de autoridades municipais, estaduais e de servidores do Poder Executivo Municipal.

O prefeito Dr. Fernando Pereira ressaltou a importância da unidade. “Com o crescimento da cidade nos últimos anos, foi preciso melhorar a assistência à saúde e hoje estamos inaugurando o nosso pronto-socorro, adequado para o momento em que vivemos”, destacou. Dr. Fernando ainda salientou que não será necessário buscar atendimento médico em Belo Horizonte, uma vez que “Lagoa Santa é referência no Vetor Norte.”

O secretário municipal de saúde, Fabiano Moreira, destacou a relevância da participação dos servidores para a implantação do Novo PAM 24h, e lembrou outras ações realizadas pela Prefeitura, a exemplo do combate à dengue, que apresenta um baixo índice de ocorrência da doença, de acordo com o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).

O deputado estadual Lafayette de Andrada elogiou a inauguração do PAM 24h. “Recebi o Dr. Fernando na Assembleia Legislativa e conheço a sensibilidade dele para com os anseios da população. O que estamos celebrando aqui é a concretização de um sonho, de um trabalho árduo em favor dos mais necessitados. Tenho acompanhado o esforço desta Administração Municipal e parabenizo a todos pela eficiência, visão e competência que vemos realizada aqui”, ressaltou.

Estrutura

O novo PAM 24h funciona na Rua Conde Dolabela, 1.635, bairro Várzea. Construída com recursos próprios do município, a unidade será mantida em parceria com o governo estadual e dispõe de uma equipe permanente de clínico-geral, pediatras, ortopedistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários administrativos e seguranças. A expectativa inicial é de que sejam realizados 2.400 atendimentos por mês, praticamente o dobro do que é feito atualmente pela Santa Casa de Misericórdia. O Pronto Atendimento foi construído para atender até 4.000 mil pessoas ao mês.

O PAM 24H ainda dispõe de sala de emergência, leitos de observação, Raio-X digital funcionando noite e dia; laboratório para exames, sala de suturas, sala de gesso e consultórios adequados a um atendimento com conforto, qualidade e eficiência.

Aprovação

O morador do bairro Várzea, Nelson Félix de Carvalho, salientou que o PAM é o maior presente que o município poderia receber. Segundo Nelson, a estrutura oferecida é muito superior ao atendimento oferecido pela Santa Casa de Misericórdia.

Ainda durante a cerimônia de inauguração, funcionários do Instituto Florescer estiveram presentes para esclarecer à população sobre os serviços que oferece. A entidade, que não possui fins lucrativos, presta assistência gratuita a pessoas em tratamento de câncer e a seus familiares e/ou cuidadores.

Atendimento

O novo Pronto Atendimento Médico 24h é um serviço de urgência e emergência classificado pelo Sistema Único de Saúde como de curta permanência dos pacientes. A instituição trabalhará segundo o protocolo internacional de “Manchester” de classificação de risco, com prioridade para o atendimento dos casos mais graves em que a vida humana estiver em risco.

Os pacientes serão encaminhados para o PAM pelas unidades de saúde durante o seu período de funcionamento diário. Após o encerramento do seu expediente e nos fins de semana a população pode procurar diretamente o serviço. A orientação inicial da Secretaria de Saúde é de que as pessoas continuem se dirigindo à unidade de saúde mais próxima de sua residência, que em caso de necessidade, fará o encaminhamento ao Pronto Atendimento, o que assegurará o atendimento de forma mais rápida.

Por dentro do novo PAM 24H

O novo Pronto Atendimento Municipal – PAM 24H – contará com as dependências e equipamentos constantes na tabela abaixo, além de ter estrutura para receber em breve o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu-192).

32 leitos

38 pontos de oxigênio

Consultórios de Clínica, Pediatria e Ortopedia

Observação pediátrica