O funcionamento, a estrutura e a especialização das equipes das Unidades Básicas de Saúde foram odestaque do programa Saúde em Foco dessa quarta-feira, 09/04, pela rádio Super FM 87,9. Para Falar sobre o assunto quem esteve presente no estúdio da emissora foi o coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde (NAS), Marlon Tavares.

De acordo com o coordenador do NAS, a Secretaria Municipal de Saúde tem preocupado muito com a ampliação da estruturas de algumas Unidades Básicas de Saúde, e planeja para o este semestre o início das obras em algumas localidades. Atualmente o que está impossibilitando este serviço em especial na unidade da Vila Maria, é a falta de um imóvel adequado que possa receber a unidade durante a ampliação.

"As vezes encontramos imóveis que apresentam uma boa estrutura mas não tem a documentação necessária e vice e versa", afirmou Marlon Tavares.

Outra preocupação da Secretaria de Saúde tem sido a implantação de mais uma equipe para atender a região do Palmital. "Hoje contamos com 17 equipes de atendimento básico a saúde e três de apoio, no entanto devido ao crescimento populacional na região norte estamos estudando a possibilidade de aumentar esse número".

O atendimento ao cidadão nas Unidades Básicas de Saúde, não deixa de ser uma das prioridades de secretaria, que já está trabalhando com a informatização do sistema e integração com a rede de serviços do Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Os profissionais de saúde também estão recebendo capacitação constates para exercer suas respectivas funções de forma humanizada.