O Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio), situado no município de Lagoa Santa, inaugurou nessa quinta-feira, 10/04, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), a primeira de sete especialidades que vai funcionar no local.

A inauguração que representa um ganho para população brasileira, contou com a participação do prefeito Dr. Fernando Pereira, e autoridades federais e estaduais.

" Estou honrado em poder participar de um projeto tão grandioso, que além de ajudar a salvar vidas vai desenvolver o trabalho pesquisa e capacitação de profissionais", afirmou o prefeito.

O Cetebio vai funcionar sob a administração do Hemominas, atuando na captação, processamento, armazenamento e distribuição de tecidos e materiais biológicos seguros e de alta qualidade aos hospitais.

O diretor da rede BrasilCord, Luis Fernando Antônio Santini Rodrigues da Silva, ressaltou que o banco é um suporte para muitas pessoas que precisam de doadores de medula, "muitas vezes o transplante e dificultado porque o doador não é encontrado, aqui vai estar tudo processado pronto para oferecer ao paciente", afirmou o diretor.

"O Cetebio, veio para aprimorar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS)", ressaltou o secretário de Atenção á Saúde do Ministério da Saúde ,Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

Cetebio

Realizando procedimentos de alta complexidade, o Cetebio irá disponibilizar à comunidade médica, células e tecidos biológicos coletados e processados segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os tecidos serão coletados de doadores vivos e não vivos, configurando um importante passo no tratamento de diversas enfermidades, como doenças hematológicas e imunodeficiências, a partir da disponibilização de células progenitoras hematopoéticas.

Para o secretário Estadual de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado o banco representa mais que uma parceria que deu certo entre o governo federal, estadual e municipal, "o banco representa desenvolvimento na área de pesquisas", declarou.

Em breve, Lagoa Santa também vai receber as outras especialidades previstas para funcionar no Centro de Tecidos como, Banco de Pele (BP), Banco de Sangues Raros (BSR), Banco de Medula Óssea, Banco de Tecidos Musculoesqueléticos (BTME) eo Banco de Válvulas Cardíacas (BVC).

Confira a galeria de fotos do evento: