Para intensificar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que começou nesta terça-feira, 22/04, a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa vai disponibilizar nesse sábado, 26/04, de 8h às 17h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), doses da vacina para os grupos mais vulneráveis às complicações da doença.

Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde e crianças de seis meses até menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) poderão estar tomando as doses da vacina nas unidades de saúde participantes da campanha.

Nesse sábado as doses das vacinas vão estar sendo disponibilizas nas USFs dos bairros Lapinha, Campinho, Vila Maria, Pôr do Sol, Visão, Francisco Pereira, Moradas da Lapinha, Aeronautas, Novo Santos Dumont, Solarium, Centro e na Creche Nossa Senhora de Belém.

Objetivo

Para conseguir atingir a meta de vacinar 12 mil pessoas em Lagoa Santa até a sexta-feira, 09/05, dia em que termina a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde também vai encaminhar as residências das pessoas que necessitam ser imunizadas e por algum motivo estão impossibilitadas de ir até um posto a vacina para aplicação.

De segunda a sexta-feira, no horário de 8h ás 16h ás doses da vacina também será distribuída nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Centro, Campinho, Moradas da Lapinha, Aeronautas e Santos do Dumont (Mário Casassanta).

Vacina

A vacina é capaz de proteger contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado H1N1, H3N2 e influenza B.

Transmissão

A transmissão dos vírus influenza pode ocorrer por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
Mãos e objetos contaminados quando estes entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz), também são vias transmissoras do vírus.

Cuidados

Lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são medidas que pode ajudar a prevenir a doença.