Nos dias 24 e 29 de fevereiro e 04 de março, a Prefeitura intensificará os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya nos bairros Santos Dumont e Novo Santos Dumont com a utilização do carro fumacê.


Durante a passagem do carro é importante que o morador cubra gaiolas e as vasilhas de água dos animais. As janelas e portas devem ser mantidas abertas para que o produto entre nas residências, uma vez que mais de 80% dos focos estão dentro das casas. Portadores de doenças respiratórias devem evitar o contato com a fumaça.


Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti a população deve redobrar os cuidados evitando guardar materiais que acumulem água, já que a fumaça não mata o ovo nem a larva, apenas o mosquito adulto. O veículo realizará dois ciclos de atendimentos sendo: de 5h às 10h no bairro Santos Dumont, e das 17h às 22h, no bairro Novos Santos Dumont. Horários em que os mosquitos estão mais ativos.


Reiteramos ainda que os agentes de saúde do setor de zoonoses têm realizado a vistoria periódica de todas as unidades imobiliárias (casas, comércio, terrenos baldios e etc.) em todos os bairros do nosso município a procura de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti para efetivar a sua eliminação através de controle mecânico e químico. Além disso, estão sendo desencadeadas ações de bloqueio focal através da aplicação de inseticida a UBV leve em todos os quarteirões com notificação de caso suspeito e ou confirmado de dengue.