As obras para instalação da base da Unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - em Lagoa Santa estão em fase de finalização. Como Lagoa Santa já está credenciada a receber uma ambulância para realização deste serviço e a conclusão das obras estão previstas para o final de março, em breve, o município passará a oferecer um dos serviços de saúde mais bem avaliados do Brasil, responsável por salvar milhares de vidas.

De acordo com, Dr. Fernando, Prefeito de Lagoa Santa e presidente do Consórcio que é responsável para expansão do SAMU em toda região metropolitana, o SAMU tem como objetivo chegar rapidamente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa levar a sofrimento, a sequelas, ou mesmo a morte. "Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior rapidez possível", explica.

O Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira destacou que o serviço é gratuito e funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa, o atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico.

Através do contato realizado pelo número 192, uma central de regulação recebe o chamado e são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Dados do Ministério da Saúde, apontam que atualmente, o serviço móvel de urgência atende 75% da população brasileira realizando atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Quando chamar o SAMU 192

• Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Em casos de Intoxicação exógena;
  • Em caso de queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em casos de tentativas de suicídio;
  • Em crises hipertensivas;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Em casos de afogamentos;
  • Em casos de choque elétrico;
  • Em acidentes com produtos perigosos;

Medidas em caso de acidente

• Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens.
  • Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador.
  • Sinalize as vias galhos de arvore triângulo de sinalização
  • Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete.
  • Não dê água aos acidentados