A Prefeitura de Lagoa Santa inova e acaba de implantar na cidade o Serviço Especializado em Obesidade_ Ambulatório Municipal . A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo prestar atendimento especializados aos pacientes com obesidade mórbida que necessitam fazer cirurgia bariátrica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde aconselha que o paciente com critério para realização da cirurgia bariátrica receba o acompanhamento pelo período de 2 anos na Atenção Primária antes de ser encaminhado para o serviço de referencia para realização da cirurgia. Com o serviço, a Prefeitura conseguirá organizar, padronizar, regular os fluxos e critérios de prioridade para encaminhamento destes pacientes.

O ambulatório está localizado na Policlínica Oeste (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 410, Centro) e oferecerá aos pacientes acompanhamento com nutricionista, psicólogo e endocrinologista.

O encaminhamento do paciente para o Serviço Especializado deverá ser realizado de acordo com as orientações e critérios estabelecidos na Linha de Cuidado de Atenção às pessoas com sobrepeso e obesidade instituída pela Secretaria de Saúde de Lagoa Santa.

Os pacientes que necessitam iniciar o tratamento devem procurar Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para orientações.

Em Lagoa Santa o Serviço Especializado vem para reforçar as ações já existentes no município realizadas pelas equipes da atenção primaria de saúde como: Unidades de Básicas de Saúde (UBS) , Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) e Academias livres para os pacientes com obesidade.