A Prefeitura de Lagoa Santa acaba de adquirir um aparelho de laserterapia para auxiliar o tratamento de pacientes com câncer bucal. O equipamento que ficará a serviço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é extremamente importante e necessário para o alivio da dor e aceleração da cicatrização nos casos de úlceras e aftas, inclusive das decorrentes do tratamento de rádio e quimioterapia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o CEO desenvolve atendimentos especiais para usuários com câncer e em algumas situações os pacientes em tratamento da doença chegam ao consultório com lesões que impossibilitam até mesmo a alimentação e o equipamento trará o alívio imediato da dor causada por estas lesões.

A máquina de laserterapia também será utilizada no tratamento de herpes zóster, lesões na boca, sensibilidade dentária, na aceleração da cicatrização decorrente de cirurgias bucais e outras.

O uso do laser é capaz de estimular o sistema imunológico a combater a infecção sem uso de medicamentos proporcionando menos risco farmacológico, além de uma economia financeira no uso de medicação de alto valor.