No dia 20, quinta-feira, aconteceu no Fórum de Lagoa Santa, a cerimônia de posse da comissão de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional e Situação de Rua no Município de Lagoa Santa.

A comissão foi criada pela Portaria n° 909, de 20 de abril de 2017, com objetivo de definir e implantar ações e serviços que promovam a proteção, a prevenção, a assistência, a recuperação e a vigilância em saúde das pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.

IMG 2670 baixa

Estavam presentes na ocasião, os juízes da comarca de Lagoa Santa, Sandra Salette, Carlos Alexandre Romano Carvalho, Gislene Mautzner, a promotora de justiça, Nemízia Melo, o Secretário de Saúde, Gilson Urbano, os vereadores, Waguinho da Lapinha, Carlos Alberto dos Santos e Paulo da ADM, a presidente do Conselho da Comunidade de Lagoa Santa, Daniela Barbosa e o presidente da OAB de Lagoa Santa, Wendell Maciel.

A comissão é formada por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, do Bem Estar Social, da Assessoria Jurídica, do Conselho da Comunidade de Execução Penal e da Equipe de Saúde do Presídio de Lagoa Santa.

Durante a solenidade o Secretário de Saúde, Gilson Urbano, lançou a política “Voltando para Casa” baseada nas seguintes ações: criação de um consultório de Rua, integração dos equipamentos de saúde aos PSFs com as equipes de saúde dos presídios, implementação do serviço de convivência e dos grupos de terapia da família, qualificação profissional dos moradores de rua e de pessoas privadas de liberdade e das terapias psico social. Além disso, haverá um fortalecimento das parcerias com os equipamentos utilizados pela assistência social: CRAS, Sine, CVT, Uaitec, Caps e Capsad.