O retorno do sarampo representa um sério problema de saúde pública e coloca em foco a baixa cobertura vacinal em todo o país. Para intensificar a prevenção e evitar o aumento da incidência da doença, campanhas de vacinação estão sendo realizadas em várias cidades.

Em Lagoa Santa, a campanha de vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba acontece no próximo sábado, dia 14. As salas de vacinação, do Centro, Moradas da Lapinha, Aeronautas e Solarium estarão abertas, de 8h às 16h.

Vacina Tríplice Viral (Triviral) que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba e pode ser tomada por crianças acima de seis meses e adultos até 49 anos. É importante levar o cartão de vacinação, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. Assim, não só crianças, como adolescente e adultos, devem manter suas vacinas em dia. importante levar o cartão de vacinação.

Os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), divulgados recentemente, mostram que o sarampo voltou a se espalhar rapidamente. Em uma semana, nove novos casos foram incluídos no boletim epidemiológico, chegando a 13 infectados.

Veja aqui algumas orientações sobre quem deve vacinar:

  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Aos 12 meses de idade, primeira dose da vacina tríplice viral (D1).
  • Aos 15 meses de idade, dose única da vacina tetraviral (DU), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice viral e à primeira dose da vacina varicela.
  • Para pessoas de 12 meses a 29 anos de idade não vacinadas, recomenda-se duas doses da vacina tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.
  • Para pessoas de 30 a 49 anos de idade não vacinadas, recomenda-se uma dose da vacina tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.
  • Pessoas imunocomprometidas ou portadoras de condições clínicas especiais deverão ser avaliadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) antes da vacinação.
  • Profissionais da saúde têm indicação para receber duas doses de vacina tríplice viral, independentemente da idade.
  • A vacina tríplice viral é contraindicada para: gestantes, crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com sinais e sintomas de sarampo.

Considerar vacinados os indivíduos que atenderem às indicações acima descritas.

Confira o endereço das Salas de Vacinação:

Policlínica Centro Oeste: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 410 - Centro
UBS Moradas da Lapinha: Avenida Pinto Alves, 3755 - Moradas da Lapinha
UBS Aeronautas: Rua Armando Trompovisk 25 - Aeronautas
Policlínica Leste: Praça das Estrelas, 45 - Solarium