As Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem para a implementação de uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direcionam as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.

Em Lagoa Santa, temos a construção de uma rede de assistência segura, eficaz e humanizada às pessoas com sofrimento mental e que enfrentam problemas com uso de álcool e outras drogas.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental promovida pela Secretaria de Saúde, será realizada dia 27 de abril, quarta-feira, em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, com o tema: "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O encontro faz parte da 5ª Conferência Nacional Saúde Mental  (CNSM) organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, os municípios se preparam para as etapas estaduais e nacionais que vão ocorrer ao longo do ano.

A Conferência Nacional Saúde Mental acontece em um momento fundamental já que houve um intervalo de 10 anos desde a última realização. O encontro é uma maneira de revisar e atualizar as políticas públicas focadas em saúde mental, atenção psicossocial, álcool e outras drogas.

Data: 27/04/22 (quarta-feira)
Local:Sede do Clube da Terceira Idade
R. das Castanheiras, 112 - Jardim Ipê - Lagoa Santa

INSCRIÇÕES AQUI:

LINK DE DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

Dia 27 de abril de 2022

Credenciamento, Café e Apresentação Cultural

08h às 08h30

Leitura do Regimento

08h30 às 09h

Mesa de Abertura

Conferência Magna:

“A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial no SUS”

Conferencista: Lourdes Machado.

10h às 10h20

Café

10h20 às 10h40

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania.

Palestrante: Andrêza Fernandes.

11h40 às 11h

Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

Palestrante: Gilson Urbano.

11h às 11h20

Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.

Palestrante: Márcia Ribeiro.

11h20 às 11h40

Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Palestrante: Leisenir de Oliveira.

11h40 às 12h30

Discussões dos Eixos Temáticos

12h30 às 13h30

Almoço

13h30 às 14h

Apresentação Cultural

Trabalhos em grupos temáticos.

15h às 15h40

Plenária de Apresentação dos relatórios para propostas.

15h40 às 15h50

Eleição dos Delegados.

15h50 às 16h30

Plenária Final e Aprovação das Propostas/Moções.

16h30 às 17h

Encerramento.