A despeito da matéria jornalística publicada na semana passada, a Secretaria Municipal de Saude de Lagoa Santa vem esclarecer que atualmente existe um caso de Hepatite aguda infantil em investigação.

No entanto, segundo as orientações da nota técnica do ministério da Saúde Nº 13/2022-CGEMSP/DSASTE/SVS/MS e a nota dada à imprensa pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, atualmente o caso não se enquadra como Caso Suspeito de Hepatite Aguda Grave de Etiologia Desconhecida uma vez que, para tanto, é necessário exaurir quaisquer causas conhecidas por serem capazes de causar esse processo inflamatório no fígado em pacientes menores de 17 anos.

Ademais, a Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as recomendações dadas pela referida nota técnica estão sendo tomadas para investigar o caso atual e quaisquer outros casos semelhantes que venham a surgir. Aos pais, a secretaria recomenda manter em dia o cartão vacinal das crianças e se atentar ao estado de saúde geral das crianças, buscando a unidade de saúde mais próxima quando necessário.