A Prefeitura de Lagoa Santa através da Secretaria de Saúde promove a campanha: "Mulher: é tempo de Cuidar da saúde” com o objetivo de sensibilizar a população e chamar a atenção das mulheres para os cuidados preventivos com a sua saúde.

Assim como acontece em todos os anos, as ações iniciam neste mês e finalizam no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

 

A programação vai envolver todas as unidades de saúde da Rede CUIDAR com rodas de conversas, palestras sobre saúde da mulher, orientações para autoexame da mama e outras ações focadas para a saúde feminina.

 

Durante esse período, serão realizados 900 exames de mamografia de rastreamento em mulheres na faixa etária entre 40 a 59 anos e fora dessa idade quando apresentarem um histórico familiar de câncer na família. De acordo com o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

 

Além disso, será intensificada nas unidades de saúde a realização do exame preventivo de câncer de colo de útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que tenham feito há mais de 3 anos.

 

O exame preventivo é o principal recurso utilizado para detectar alterações causadas por alguns tipos do vírus Papilomavírus Humano - HPVA. Esse vírus pode causar câncer do colo do útero. Por isso, a realização periódica do Papanicolau é tão importante, já que esse tipo de câncer é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do INCA.

 

Procure a unidade de saúde CUIDAR mais próxima de você e previna-se!

 

OUTUBROENOVEMBRO_ROSAAZUL_POST.png