O Programa Mãe Santa, criado pela Secretaria Municipal de Saúde, promove o cuidado integral da saúde das gestantes, através do acompanhamento da evolução da gravidez e promoção da saúde da criança.

Reformulado em 2019 como Política Municipal de Atenção à Gestante e ao Recém-Nascido de Lagoa Santa, o “Mãe Santa” existe há mais de uma década para garantir o acesso a um Pré-Natal humanizado, seguro e de qualidade. O acolhimento às mulheres grávidas nas Unidades Básicas de Saúde do município permeia todo o período gestacional e se estende até o parto e apoio no puerpério. 

 

Tendo como base os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência dada às pacientes do projeto “Mãe Santa” não se restringe aos atendimentos clínico-obstétricos e consultas de rotina. Elas têm acesso aos exames laboratoriais, realização de ultrassonografias, além das vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde. 

 

De acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), 1.560 mulheres gestantes realizaram a primeira consulta de Pré-Natal nos postos de saúde de Lagoa Santa entre os meses de agosto de 2019 e agosto de 2022. Conforme levantamento do sistema E-SUS, nos últimos 12 meses já foram realizados no município 796 atendimentos odontológicos às gestantes. Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde Cuidar estão atendendo, em média, 310 mulheres grávidas.

 

Ter um acompanhamento abrangente e uma assistência do Pré-Natal bem estruturada pode promover a redução dos partos prematuros e de cesáreas desnecessárias, de crianças com baixo peso ao nascer, de complicações de hipertensão arterial na gestação, bem como da transmissão vertical de patologias como HIV, sífilis e hepatites. As gestantes do “Mãe Santa” contam com o apoio de uma equipe multiprofissional para atender de acordo com as suas necessidades. 

 

Com o propósito de incentivar a experiência do cuidado entre mães e bebês, além de estimular a participação e o engajamento das gestantes para tomada de consciência sobre a importância de se fazer o Pré-Natal, a prefeitura de Lagoa Santa oferece Kits de Maternidade para as gestantes que realizam o Pré-Natal completo nas Unidades Básicas de Saúde Cuidar. Entre os meses de outubro de 2019 e outubro de 2022, foram distribuídos 1.215 Kits de Maternidade dentro do projeto “Mãe Santa”.