A UNIGETES – Unidade Gestora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa, participou essa semana em Brasília da etapa presencial do Curso de Formação do Projeto Participa+ Formação para o Controle Social no SUS, 3ª edição.

O Projeto tem o objetivo de qualificar a atuação de conselheiros de saúde e lideranças dos movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento. Este grande projeto nacional é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde-CNS, Comissão de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS) e  Organização Pan-Americana de Saúde/OMS no Brasil, com apoio do Centro de Educação e Assessoramento Popular-CEAP.

Com representantes de todos os estados brasileiros, o Participa + contou com uma comitiva mineira composta por um representante do Conselho Estadual de Saúde, Sr. Erli Rodrigues da Silva, Secretário Geral do CESMG, um representante da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESPMG), Sr. Daniel Fernandes, e uma representante da UNIGETES, Sra. Andrêza Almeida Fernandes, Referência técnica de Educação Popular em Saúde, que após participarem de julho deste ano a 21 de novembro das etapas presenciais, virtuais e atividades assíncronas, foram desafiados à criação de um Plano de Educação Permanente para o Controle Social no SUS para o Estado de Minas Gerais que deverá ser discutido no CESMG/Câmara Técnica de Educação Permanente (CTEP) até 20 de dezembro para implantação em 2024 em todo o Estado de MG.

O projeto ainda contou com:

- de 40 Oficinas de Formação para lideranças e conselheiros de saúde em todos os estados, envolvendo mais de 1.400 pessoas

- 80 Rodas de Conversa Temáticas autogestionadas abertas para conselheiros e lideranças interessadas em debater a saúde pública e engajadas na defesa do SUS;

- um curso de Ferramentas Virtuais Participativas para mais de 200 conselheiros de saúde e lideranças de organizações e movimentos sociais para que possam multiplicar ações de articulação em seus territórios e comunidades.

Processo esse que envolveu mais de 6000 pessoas neste ano de 2023, com expectativa de alcance para 202 de cerca de 100 mil pessoas nos próximos anos. Esse processo deve refletir diretamente no avanço e fortalecimento do SUS e das políticas públicas de saúde no Brasil de forma estrutural.

Lagoa Santa se destaca pela promoção de cuidado, respeito à diversidade e participação da comunidade na construção de políticas públicas. A nossa presença e participação em Brasília no Participa + ressalta o alinhamento com a macro política atual do Ministério da Saúde. Neste sentido, estamos construindo diálogos e ampliando o controle social através das comissões locais de saúde.