Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e a Fundação Educacional Lucas Machado lançaram no dia 13 de maio a pedra fundamental que marca o início das obras do novo campus da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Descerramento da placa da pedra fundamental da Faculdade de Ciências Médicas

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e a Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA lançaram no dia 13 de maio a pedra fundamental, símbolo comemorativo que marca o início das obras do novo campus de educação, saúde e tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

A faculdade será instalada no terreno doado pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, com cerca de 360 mil metros quadrados. O local será sede dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde e tecnologia, além de um complexo de ambulatórios, hospital escola e um centro de reabilitação e tratamento de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito municipal Rogério Avelar, o vice-governador do estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o presidente da Fundação Educacional Lucas Machado, Wagner Eduardo Ferreira, o presidente da assembléia legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho, o deputado federal Rafael Guerra, os deputados estaduais Wander Borges e Fábio Avelar, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Juliano Fisicaro Borges, a subsecretária de desenvolvimento metropolitano, Maria Madalena Franco Garcia, representantes da Santa Bárbara Engenharia, representantes do executivo e do legislativo municipal e a senhora Branca Machado Sales, representando a família do Sr. Lucas Machado.

O Presidente da Feluma Dr. Wagner Eduardo Ferreira demonstrou todo o apreço que tem pela instituição e comentou sobre a dedicação de todo um corpo docente que se envolve para que a Feluma cada vez mais possa crescer e cumprir seu objetivo. "Estamos muito felizes recebendo a Feluma em Lagoa Santa, considerando um marco na cidade e isto para nós é muito gratificante", disse.

O prefeito Rogério Avelar fez questão de falar sobre os investimentos que estão acontecendo no Vetor Norte. "Os investimentos do governo de Minas na região demonstram a visão de futuro do governador Aécio Neves e o empenho desta governança em estabelecer mecanismos para que todo o Estado possa se desenvolver, em especial a Região Metropolitana".

Avelar também agradeceu ao deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa, enfatizando o trabalho do deputado "que tanto tem se empenhado para o desenvolvimento de Lagoa Santa viabilizando a doação deste terreno para a Feluma no município".

Segundo o vice-governador, Antonio Anastasia, "esse é um momento muito positivo pois estamos trazendo para Lagoa Santa uma faculdade de medicina da Fundação Educacional Lucas Machado que é hoje uma das instituições mais respeitadas do país, proporcionando para o município uma melhoria do ensino e uma série de atividades a favor da comunidade", afirma.

Anastasia também comentou sobre a cessão do terreno para a faculdade. "O terreno é uma seção do Governo de Minas, aprovada pela Assembléia Legislativa. Vamos ter aqui a melhoria do ensino e este é um campus de extensão, ou seja, além do ensino, nós vamos ter também atividades a favor da comunidade, de assistência e inclusão social".

No Centro de Extensão da Feluma serão instalados um Ambulatório Integrado de Atenção à Saúde e
Educação, dirigido ao público em geral, onde funcionarão o Centro Especializado de Hebiatria e o Centro de Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Inclusão Escolar, um Ambulatório de Atenção aos Dependentes Químicos, um Complexo de Ensino Superior, para desenvolvimento da cultura, do lazer, da produção social e da cidadania, aberto ao público e o Hospital-Escola de Lagoa Santa.